04/12/2013 às 10:26

Gymnasiade é encerrada oficialmente em Brasília

Brasil conquistou o terceiro lugar da competição, com 19 medalhas de ouro, 28 de prata e 22 de bronze

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

 BRASÍLIA (4/12/13) – O encerramento oficial da Gymnasiade 2013 – Jogos Mundiais Escolares – ocorreu nesta terça-feira (3), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Brasil terminou como terceiro colocado no quadro de medalhas, além de três recordes da competição terem sido superados pelos atletas. 

 

“Fizemos um evento com simplicidade, mas de alta competência. Estamos mostrando que Brasília tem capacidade para fazer grandes eventos internacionais. Tenho certeza de que honramos não só o Brasil, mas as Américas”, declarou o governador Agnelo Queiroz, na cerimônia de encerramento.

 

O Brasil conseguiu 19 medalhas de ouro, 28 de prata e 22 de bronze nos seis dias de competição. Os atletas da Rússia conquistaram o primeiro lugar, com 37 medalhas de ouro, 16 de prata e 9 de bronze, seguidos da Itália, com 20 de ouro, 19 de prata e 16 de bronze.

 

O encerramento – transmitido ao vivo pela página oficial do evento – teve como principal destaque a apresentação de Street Dance, coreografada por Wesley Messias, além de um clipe com os melhores momentos dos jogos.

 

RECORDES – No atletismo, Wang Weihso, de Taipé Chinês, quebrou o recorde nos 400 metros masculino. Além disso, Taipé Chinês também conseguiu superar o recorde nos 200m peito, com tempo de 2’16″75, pelo nadador Bingrong Cai.

 

O time brasileiro também conseguiu um recorde na competição pela atleta Núbia Soares, 17 anos, de Minas Gerais, que marcou 13,40 metros no Salto Triplo.

 

Durante os seis dias de jogos, 1,7 mil atletas de 35 países, na faixa etária de 14 a 17 anos, competiram em oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, caratê e xadrez.

 

Na delegação brasileira, houve 210 atletas, 24 deles vindos da capital federal.

 

Brasília foi a primeira cidade do continente americano a sediar o evento. Para receber a Gymnasiade 2013, o GDF investiu R$ 7 milhões na reforma e adequação dos espaços esportivos do Ginásio Nilson Nelson, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e os complexos Aquático Cláudio Coutinho e do Corpo de Bombeiros.

 

(L.C./M.D.*)