Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/03/2018 às 18:25
Neste domingo (18), a orla da Ponte JK terá atrações como campeonatos esportivos, SUP gratuito e apresentações culturais para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março)
Uma série de atividades no Lago Paranoá abrirá a programação do 8º Fórum Mundial da Água na cidade neste domingo (18). A partir das 6h30, a orla da Ponte JK receberá ações gratuitas (veja a arte) para celebrar o Dia Mundial da Água — 22 de março.
Promovido pelo movimento brasiliense #OcupeOLago, o evento visa atrair cidadãos, empresas e governos para a utilização consciente do recurso hídrico. A expectativa de público é de cerca de 5 mil pessoas, segundo os organizadores.
Estão previstas cerca de 30 atrações esportivas e culturais. Só na água, serão 13 esportes: canoa havaiana, canoagem, corrida na água (deep water running), futevôlei, mergulho, natação, paracanoagem, polo aquático, regata, remo olímpico, stand up paddle (SUP), vela e vela adaptada.
Além das práticas esportivas, a programação contará com iniciativas de conscientização, como entrega de mudas de espécies do Cerrado e coleta de resíduos para a Arte com lixo, instalação que será apresentada na Vila Cidadã.
Haverá ainda atividades infantis, de promoção à saúde, aulas gratuitas de remo olímpico, e caiaques e SUP liberados para a população.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuirá água gratuitamente.
Para o idealizador do movimento e presidente da Associação Ocupe o Lago, Marcelo Ottoni, a iniciativa promove a união dos esportes aquáticos. “Muitas dessas modalidades estão ali no lago, lado a lado, mas não interagem. Será bastante emblemático tê-los todos em um mesmo evento.”
Com o objetivo de chamar a atenção dos brasilienses para a ocupação do Lago Paranoá, o movimento #OcupeOLago nasceu em 2013.
Para Marcelo Ottoni, a participação no 8º Fórum Mundial da Água é uma forma de reconhecimento perante o poder público. “Fazer parte desse evento é um motivo de muito orgulho. É uma forma de mostrar para o mundo o nosso trabalho.”
Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.
[box-forum-agua]
Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).
O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).
8º Fórum Mundial da Água no Lago Paranoá
18 de março (domingo)
Das 6h30 às 15 horas
Na orla da Ponte JK
Entrada gratuita