06/12/2013 às 14:15

Bacia do Descoberto será revitalizada

Após conclusão das obras, produtores de água receberão pagamento por serviços ambientais

Por Da Redação, com informações da Adasa


. Foto: Marco Peixoto

BRASÍLIA (6/12/13) – O Grupo de Trabalho responsável pelo projeto “Descoberto Coberto”, formado por órgãos do GDF, União, Organizações Não Governamentais e representantes dos agricultores da região, decidiu iniciar a revitalização de estruturas na bacia para garantir sua manutenção. Em encontro realizado na Adasa esta semana, 36 representantes das instituições que formam o GT concordaram em começar atividades de educação ambiental, reflorestamento, conservação do solo, recuperação de APPs e reservas legais, segurança, fiscalização e monitoramento da bacia.

 

A revitalização está prevista para ser concluída em 2015, quando o grupo pretende iniciar o pagamento dos produtores de água da região por seus serviços ambientais prestados.

 

Segundo Diógenes Mortari, diretor da Adasa, o pagamento será um estímulo a mais para o produtor rural preservar o meio ambiente e garantir a oferta de água para atender a demanda urbana.

 

O processo de recuperação do Descoberto é executado por um Grupo de Trabalho formado por técnicos da ADASA, ANA, CAESB, TERRACAP, IBRAM, Secretaria da Agricultura, Instituto Chico Mendes, DER-DF,Emater, a Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Descoberto, BRB, Banco do Brasil, The Nature Conservancy (TNC), UNB, e Administrações Regionais de Brazlândia e Ceilândia.

 

A bacia hoje contribui com 65% dos recursos hídricos usados no abastecimento de Brasília.

 

(B.F./M.D*)