" /> ">

10/04/2013 às 11:49, atualizado em 27/05/2016 às 16:57

Governador e presidenta prestigiam Orquestra Sinfônica Simón Bolívar

Agenlo Queiroz anunciou lançamento do “Música nas Escolas”, que deve começar a partir do segundo semestre

Por Manuel Martínez, da Agência Brasília

BRASÍLIA (11/4/13) – O governador Agnelo Queiroz e a presidenta Dilma Rousseff prestigiaram a apresentação única da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, da Venezuela, na noite de terça-feira (10/4/13), no Teatro Nacional de Brasília Cláudio Santoro (TNCS). Os dois líderes dos Executivo regional e federal, ao lado da primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, acompanharam o evento junto a outras autoridades.

Horas antes do recital, Agnelo Queiroz convidou José Antonio Abreu –fundador do conjunto de músicos– para participar do lançamento do projeto “Música nas Escolas” do DF. Essa iniciativa cultural segue a que foi iniciada pelo governdo na Venezuela.

No país vizinho, os alunos de escolas públicas assistem frequentemente a apresentações de música clássica. Além de isso contribuir para a formação e melhoramento no desempenho de sua aprendizagem, incentivou muitos deles aprenderem a tocar instrumentos, se interessarem pelas artes e permitiu o descobrimento de talentos.

As instituições de ensino público adotarão essa prática, que também é levada a cabo na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. A expectativa é que as aulas comecem a partir de julho no DF. Inicialmente, 132 mil alunos da rede pública serão beneficiados com o projeto. “Colocar a música nas escolas significa elevar a qualidade do ensino, dar mais formação ao cidadão e tirar as crianças das ruas”, afirmou Agnelo Queiroz.

Criada pelo maestro Abreu há 38 anos, a orquestra é considerada pela crítica especializada como uma das mais destacadas da América Latina.