10/12/2013 às 20:04

Operação vai apurar abusos dos planos de saúde no DF

Procon-DF registrou, este ano, aumento de 109,5%, em relação a 2012, no número de queixas relativas às operadoras

Por André Carvalho, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (10/12/2013) – Um grupo de trabalho criado para apurar práticas abusivas às normas de defesa do consumidor, cometidas pelas operadoras de planos de saúde, foi apresentado nesta terça-feira (10) em entrevista coletiva pela Secretaria de Justiça (Sejus) e Procon-DF.
 

A operação “Bisturi”, foi motivada pelo alto índice de reclamações. De acordo com o Procon-DF, de 2012 para 2013 houve aumento de 109,05% nas queixas de consumidores.
 

“Percebemos que aumentou o número de abusos, pensando nisso, criamos um grupo para apurar caso a caso, assim, os planos de saúde terão mais cuidado e vão pensar duas vezes em furar o Código de Defesa do Consumidor“, destacou o diretor-geral do Procon-DF, Todi Moreno.
 

Entre 2010 e 2013 foram registrados no órgão mais de 5 mil atendimentos. Até dezembro deste ano, a entidade contabilizou 2.402 registros de atendimentos relacionados à saúde suplementar, contra 1.149 correspondentes ao ano completo de 2012.
 

De acordo com o diretor-geral do Procon, o GDF sai na frente na relação de conflito com os planos de saúde e dá exemplo para todos os estados brasileiros. “Vamos continuar com a fiscalização principalmente nos hospitais. Após apurada a infração, a multa pode chegar a R$ 6 milhões”, enfatizou.
 

Este é o segundo grupo de trabalho instituído pelo Procon-DF para coibir abusos de empresas prestadoras de serviços essenciais. O primeiro foi criado em maio, com o objetivo de apurar irregularidades cometidas por prestadoras de telefonia fixa e móvel.
 

(A.C/T.V*)