11/12/2013 às 13:54

Saúde lança novo modelo de gestão em três cidades

Samambaia, Recanto e Taguatinga serão as primeiras regiões administrativas a receber o novo modelo

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (11/12/13) – Um acordo para implantação de um novo modelo de gestão em saúde em Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas (Região Sudoeste) será assinado nesta quarta-feira (11), às 15h, na Clínica da Família da quadra 302 de Samambaia Sul, pelos coordenadores gerais das três localidades.

 

“É uma modernização na gestão da Saúde. Passaremos a gerir o paciente em todas as suas ações. Somos a primeira região a implantar essa modificação na gestão, que servirá de modelo para as outras”, informou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

 

O modelo visa a integrar os serviços de saúde da região, responsabilizando-os pela linha de cuidados e pela trajetória do usuário dentro do sistema de saúde pública.

 

A iniciativa será um instrumento de gestão entre coordenadores gerais, diretores, gerentes e diretores da região. Nela terão definição de metas e indicadores a serem atingidos, em conformidade com o que preconizam o Decreto Presidencial nº 7508/2011 e a Portaria nº 4279/2010, do Ministério da Saúde, que regulamenta a implantação das Redes de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Esse novo modelo aumentará o compromisso com a gestão, com acesso e qualidade aos serviços e trará, também, mais autonomia para execução das atividades necessárias ao alcance dos objetivos”, explicou a integrante do Grupo Gestor de Redes da SES e gerente do Centro de Saúde n° 2 de Samambaia, Alexandra Moura.

 

A componente do Grupo Gestor de Redes da SES e também gerente da Estratégia Saúde da Família de Samambaia, Georgiana Gomes, esclarece que o grupo já vem trabalhando e os gestores participando de discussões sobre o modelo. “Fomos capacitados para desenvolver a conformação das redes assistenciais na Região Sudoeste e utilizar os instrumentos de contratualização”, explicou.

 

Desde 2011, a Secretaria de Saúde (SES) vem atuando com o Grupo Gestor de Redes e Contratualização, com o apoio do Consórcio Hospitalar de Catalunya, para implementar o novo modelo de gestão na Região Sudoeste, escolhida como pioneira para iniciar esse processo nas unidades da SES.

 

“Com esse novo modelo, o paciente será o foco de todas as nossas atuações. Isso significa o início de um novo ciclo na Secretaria de Saúde”, enfatizou o diretor do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Élio de Aguiar.

 

O enfoque principal desse novo instrumento será a Rede Materno-Infantil (Rede Cegonha), além das redes de Urgência e Emergência, de Atenção Psicossocial e outras a serem desenvolvidas de acordo com as necessidades da população, a fim de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados.

 

(M.D*)