11/12/2013 às 16:14

Escola em Planaltina recebe ação contra dengue

Ação aconteceu nesta quarta-feira no posto rural do Morumbi

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: André Borges / Arquivo

 PLANALTINA (11/12/13) – O posto rural do Morumbi, em Planaltina, promoveu, na manhã desta quarta-feira (11), na escola Vale Verde, uma ação de combate a dengue. O objetivo foi conscientizar a população sobre os riscos da doença e como eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

 

Segundo a gerente do posto, Ana Tenice Aguiar, a ideia é agir preventivamente. “Para combater a dengue, precisamos contar com a participação da população. É fundamental que as pessoas colaborem para evitarmos mais casos. Não basta somente o vizinho evitar, porque o mosquito chega a viajar 3km”, concluiu.

 

O tempo médio do ciclo do mosquito é de cinco a seis dias. Os sintomas, que se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito, são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações.

 

Ana explica que é importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças.

 

O teste para diagnosticar a doença é realizado no posto. “Quem tiver suspeita de dengue deve nos procurar, nós realizamos os testes, diagnosticamos e notificamos. Não é necessário ir ao hospital”, disse Ana.

 

Além da palestra, a comunidade pode assistir a um vídeo sobre as formas de contagio da doença, aferir a pressão, participar de um café da manhã e aulas de alongamento.

 

(M.D*)