13/12/2013 às 10:31

Ciclismo: A paixão dos moradores do Gama

Atletas de 12 a 65 anos frequentam grupos de pedaladas que reúnem cerca de 700 amantes do esporte

Por André Carvalho, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

GAMA (12/12/2013) – Amantes da prática esportiva, moradores do Gama, cidade que recebe o Programa “GDF Junto de Você”, de sexta-feira (13) a domingo (15), adotaram o ciclismo como meio de vida, seja para o lazer, como para ir ao trabalho.
 

Com o objetivo de incentivar a população a praticar esportes, a região administrativa conta atualmente com seis grupos de pedal. Um deles é o “Pedala Gama”, criado há mais de três anos e atua com a participação de mais de 700 atletas, entre 12 e 65 anos.

“Pedalamos por prazer, como atividade física e também para ter uma saúde melhor. O grupo se encontra cinco vezes durante a semana para fazer trilhas, passeios e chega a percorrer 50 km por dia”, destacou o coordenador do grupo Pedala Gama, Claudio Pinheiro.
 

Na cidade, mais cinco grupos atuam com esta modalidade esportiva. Segundo Pinheiro, um grupo é parceiro do outro e sempre estão pedalando juntos. “A nossa ideia é fazer amigos e a cada dia crescer mais com o projeto”, disse.
 

Requisitada pela população do Gama, a ampliação e sinalização das ciclovias é um sonho para os amantes do esporte. De acordo com a Novacap, a cidade possui 9 km de ciclovias prontas, de um total de 25 km. Cerca de 70% do segundo lote está em construção e a obra finalizada deverá ser entregue até o final de março de 2014.
 

O padeiro, Edilson Silva, 36 anos, mora em Santa Maria e vai trabalhar no Gama de bicicleta. “Deixo o meu carro em casa e não corro risco de atropelamento, pois o meu trajeto é feito totalmente em ciclovias e não preciso me arriscar no meio dos carros”, declarou.
 

Na equipe “Pedala Gama” cerca de 20% de seus atletas vão ao trabalho de bicicleta. Muitos deles trabalham no Plano Piloto e acreditam que com o crescimento das ciclovias na cidade e a extensão da mesma entre as cidades, facilitaria muito a vida de toda a comunidade ciclista.
 

O servidor público, Claudio Madureira, participa do grupo “Pedala Gama” há mais de um ano com a esposa e seus dois filhos. Ele foi convidado para participar da equipe por um de seus colegas, acreditava não dar conta e dizia não sobrar tempo em sua agenda.
 

“Recebi o convite, mas achava uma loucura sair do Gama para o Aeroporto de bicicleta, num percurso de 50 km. Hoje chego a fazer 100 km de trilha com os amigos, trouxe minha família e estou a cada dia mais empolgado”, concluiu.
 

AÇÃO SOCIAL – Em janeiro, o grupo participará de uma ação solidária, onde centenas de atletas doarão sangue no Hemocentro de Brasília. A ideia da equipe é mostrar que além do prazer pelo esporte o grupo pensa no próximo.
 

Para o ano de 2014, o “Pedala Gama”, pretende realizar novas ações de solidariedade em seu programa, intitulada “Pedal Solidário”. A equipe vai fazer campanhas para arrecadar, alimentos, roupas e outros itens e doar para o Lar dos Velhinhos, AACD e o Natal Solidário.
 

(A.C/T.V)