No Dia do Ouvidor, governador Agnelo Queiroz reforça importância do trabalho desenvolvido pelas mais de 100 ouvidorias mantidas pelo GDF
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16/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55
No Dia do Ouvidor, governador Agnelo Queiroz reforça importância do trabalho desenvolvido pelas mais de 100 ouvidorias mantidas pelo GDF
Isabel Freitas
Durante a homenagem ao Dia do Ouvidor, celebrado nesta sexta-feira em todo o Brasil, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, reforçou a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais para o fortalecimento da democracia. O governador destacou que, por meio das ouvidorias, é possível utilizar os recursos públicos de maneira mais eficiente e democratizar o acesso do cidadão à informação. “Dessa forma, a comunidade se sente participante do governo”, declarou.
No primeiro ano da atual gestão, foram implantadas 102 ouvidorias em secretarias, administrações e outros órgãos públicos. O GDF conta com 84 ouvidores, sendo que 80% deles ingressaram na atual gestão. “Queremos que o DF seja referência nos mecanismos de participação popular. No primeiro ano de governo, já tivemos muitas conquistas, mas vamos continuar trabalhando para fortalecer esses canais com o cidadão”, declarou Agnelo Queiroz.
Durante o evento, foi lançado o Manual de Implantação de Unidade de Ouvidoria, que traz informações sobre a padronização do atendimento e do encaminhamento das demandas, além de um passo a passo de como foi o processo de implantação das unidades de ouvidoria no GDF.
A solenidade foi realizada no auditório da Fundação de Ensino em Ciências e Saúde (Fepecs) e contou também com a presença do secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino, e da ouvidora-geral do Distrito Federal, Vera Lúcia Coelho, além de ouvidores de vários órgãos do GDF.
Itinerantes – Neste ano, uma das propostas do GDF é implantar as ouvidorias itinerantes para alcançar as comunidades mais carentes. “A ideia é atender a todos os cidadãos, inclusive aqueles que têm dificuldades para se comunicar. Com esse mecanismo, a sociedade se sente mais estimulada a participar do governo e este é um ponto essencial para uma gestão de sucesso”, completou o governador Agnelo Queiroz.
Segundo o secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino, os ouvidores conferem transparência às ações do governo na medida em que mantêm contato direto com o cidadão. “Eles são capacitados a prestar atendimento à comunidade, aperfeiçoando o trabalho dos gestores públicos”, destacou.
Vera Lúcia Coelho afirmou que a principal missão das 102 ouvidorias é ampliar, na comunidade, um sentimento de credibilidade em relação ao trabalho desenvolvido pelo GDF. “As ouvidorias ampliam os mecanismos de transparência do governo e são necessárias para o aprimoramento da gestão pública”, enfatizou a ouvidora-geral.
Reconhecimento – A ouvidora Elizama Neves dos Santos trabalha na Administração do Paranoá há pouco mais de um ano e disse ter se surpreendido com a importância do trabalho para a comunidade. “No início, eu achei que não seria uma função interessante, mas hoje eu vejo como nós podemos ajudar. Acredito que nós somos porta-vozes da comunidade”, argumentou.
As principais demandas recebidas por ela são relacionadas à limpeza de boca de lobo, podas de árvore e outros serviços de limpeza urbana. “A resposta às manifestações são muito rápidas e a cada dia mais pessoas buscam as ouvidorias para se comunicar com o governo”.
O ouvidor da Administração de São Sebastião, Glauber de Abreu Dantas, a principal missão do servidor é escutar o cidadão. “Nós somos artistas na medida em que temos que assimilar tudo o que é dito e levar para o órgão certo para que o problema seja resolvido. Tentamos desburocratizar o atendimento”, explicou.
Ele contou que as demandas geralmente são atendidas em 25 dias e que com a implantação do novo sistema, o TAG, o processo será ainda mais rápido. “Vamos conseguir dar mais velocidade aos atendimentos, pois os órgãos receberão as manifestações pela internet, no mesmo minuto”, completou.