Proposta apresentada ao Governo do Distrito Federal nessa quinta prevê a construção de um Centro de Gestão Integrada por meio de Parceria Público-Privada

" /> Proposta apresentada ao Governo do Distrito Federal nessa quinta prevê a construção de um Centro de Gestão Integrada por meio de Parceria Público-Privada

">

16/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Sistema de segurança integrado

Proposta apresentada ao Governo do Distrito Federal nessa quinta prevê a construção de um Centro de Gestão Integrada por meio de Parceria Público-Privada

Por

Da Redação

O Governo do Distrito Federal (GDF) conheceu nessa quinta-feira (15) os estudos iniciais de modelagem de Parceria Público-Privada (PPP) para a área de Segurança Pública com foco na realização de grandes eventos. O objetivo é criar um sistema moderno de monitoramento, comunicação e controle, que se concretizará no Centro de Gestão Integrada (CGI).

O Consórcio realizado entre as empresas Atech e Cia Paulista de Desenvolvimento (CPD) foi autorizado, por meio de proposta de manifestação de interesse público – publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em novembro do ano passado – a realizar estudos de uma PPP que venha integrar os órgãos de segurança com um CGI.

A proposta foi apresentada ao secretário de Estado de Governo, Paulo Tadeu, e servirá não só para os eventos Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014), mas será uma importante ferramenta de gestão, com melhorias no atendimento à população envolvendo os órgãos de trânsito, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros (CBMDF), Defesa Civil, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Metrô, Caesb, CEB; e as áreas de saúde, habitação, turismo, educação, entre outras.

Cerca de 30 representantes de todas essas áreas estiveram presentes à apresentação. Os sistemas previstos na PPP também oferecerão mecanismos para a melhoria da gestão pública, uma vez que proporcionarão aos gestores relatórios de desempenho regionalizados e georreferenciados.

A próxima reunião será no dia 30 de março. A previsão é concluir os estudos em abril. Depois disso, um grupo de trabalho avaliará o resultado do trabalho, que será gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública. Autorizados, estes estudos serão levados à fase de consulta e audiência pública e, posteriormente, ainda em 2012, a PPP será licitada.

Recife – Nesta semana, o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, conheceu de perto as estratégias adotadas pela capital pernambucana no combate à violência. Na cidade, houve redução expressiva nos índices locais de criminalidade. Para isso, foi desenvolvido um sistema de acompanhamento semanal dos objetivos e metas para a segurança pública no estado. Todas as autoridades relacionadas à área se reúnem para discutir as ações que deram certo e os problemas enfrentados durante o período, traçando novas metas e avaliando os resultados alcançados. O modelo foi criado com o apoio da sociedade civil organizada. Com o sistema, os índices de homicídio na região metropolitana de Recife reduziram em 40%.

Veja também:
Redução da criminalidade