17/12/2013 às 21:04

Área rural de Planaltina recebe ação contra dengue

Comunidade do Monjolo é orientada sobre combate aos focos do mosquito

Por Da Secretaria da Saúde


. Foto: Divulgação

PLANALTINA (17/12/2013) – Uma ação de combate à dengue foi realizada nesta terça-feira (17), pela equipe do posto rural do Morumbi, na comunidade de Monjolo, em Planaltina.
 

O objetivo da equipe é informar moradores de toda a área rural de Planaltina sobre a doença. A primeira ação ocorreu no Vale Verde, com a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos e de como eliminar o foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
 

Segundo a gerente do posto, Ana Tenice Aguiar, a ideia é agir preventivamente. “Para combater a dengue, precisamos contar com a participação da população. É fundamental que as pessoas colaborem para evitarmos mais casos”, concluiu.
 

Para a gerente, é preciso uma conscientização de todos. “Não basta somente o vizinho evitar, porque o mosquito chega a viajar três quilômetros”, informou. O tempo médio do ciclo é de cinco a seis dias e depois desse período os sintomas aparecem.
 

Ana Aguiar explica que é importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas. As manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, por isso as pessoas que apresentarem os sintomas serão atendidas, com prioridade, pela equipe.
 

SINTOMAS – Os principais sintomas são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora quando movimentados, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações.
 

O teste para diagnosticar a doença é realizado no posto. “Quando tiver suspeita de dengue, a pessoa deve nos procurar, nós realizamos os testes, diagnosticamos e notificamos. Não é necessário ir ao hospital para realizar o exame”, afirmou Ana Aguiar.
 

Além da palestra, a comunidade assistiu a um vídeo com explicações sobre as formas de contágio da doença e pôde aferir a pressão, participar de um café da manhã e aulas de alongamento.
 

(V.F/T.V*)