15/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Campanha educativa na Avenida W3 Sul

Detran-DF orienta condutores de ônibus e veículos sobre as mudanças na via após a demarcação de corredores exclusivos. Multas serão aplicadas após 30 dias de campanhas educativas

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Isabel Freitas, da Agência Brasília

No primeiro dia do corredor exclusivo para ônibus na Avenida W3 Sul, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fez uma grande campanha educativa para mostrar como funcionará a mudança. A ação aconteceu na altura da 504 Sul, durante a tarde desta quinta-feira (15). No local, agentes do órgão entregaram panfletos informativos para tirar eventuais dúvidas tanto dos condutores dos ônibus quanto dos carros de passeio.
     
A faixa da direita está demarcada ao longo dos 7km da avenida, que começa no Setor Comercial Sul e segue até a 716/516 Sul, nos dois sentidos. Táxis e transporte escolar também poderão utilizá-la.
     
A medida faz parte da reestruturação do sistema de transporte público promovida desde o início da atual gestão. O Governo do Distrito Federal trabalha para incentivar o uso do transporte coletivo, tornando as viagens de ônibus mais rápidas. Na W3 Sul, o tempo do trajeto de 7km pode reduzir em até 10 minutos.
     
Durante 30 dias, os motoristas que trafegarem na via serão orientados sobre o significado das sinalizações verticais, nas placas, e horizontais, nas pistas. De acordo com a gerente de engenharia de trânsito Detran-DF, Mônica Veloso, haverá um período de adaptação antes da aplicação de multas. “Vamos ensinar o significado das linhas pontilhadas e contínuas para que os motoristas não cometam infrações. Acredito que só em 30 dias as sanções começarão a ser, de fato, aplicadas”, disse.
     
A fiscalização será feita pelo Detran-DF, pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e pela autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). O valor da multa para os condutores que usarem a faixa exclusiva é de R$ 53,23. A infração será considerada leve, com perda de três pontos na carteira. “A última coisa que o Detran quer é aplicar a multa. Queremos que a sociedade se conscientize e respeite a decisão do governo de facilitar a vida dos usuários do transporte público”, complementou a gerente do Detran-DF.
     
Com a mudança, o acesso às quadras 500 da W3 Sul, por exemplo, poderá ser feito por onde a faixa exclusiva é pontilhada. Nas 700, em frente às casas, a faixa é contínua, mas segundo o Detran-DF, os moradores poderão cruzar a via sem maiores problemas. “A sinalização será suficiente para os motoristas fazerem suas conversões”, garantiu Mônica Veloso.
     
Segundo estimativa da DFTrans, mais de 480 veículos de transporte coletivo circulam pela W3 Sul diariamente. O órgão também vai orientar os motoristas de ônibus sobre a mudança durante o período de adaptação.
     
A via é a terceira do DF a ter faixa exclusiva para ônibus. O sistema já é adotado na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), desde 27 de dezembro de 2011, e na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), desde 31 de dezembro. “Nós estamos confiantes nas mudanças físicas adotadas até o momento para melhorar o trânsito do DF. Sabemos das dificuldades dos motoristas de abrirem mão do conforto de seus carros, mas a partir do momento que o governo oferece um transporte de qualidade podemos mudar essa cultura. O congestionamento, o estresse, a falta de estacionamentos e o tempo que os condutores dos carros de passeio perdem podem ser determinantes na escolha pelos ônibus e metrô”, afirmou Monica Veloso.
     
Novos corredores – Ainda neste ano, outras cinco vias do DF passarão pela mudança. O próximo, previsto para entrar em funcionamento em abril, será na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga e Ceilândia. Também serão contemplados a Avenida Elmo Serejo, o Eixo Monumental, a Via Estrutural e a BR-020, entre Sobradinho I e a entrada da Ponte do Bragueto.
     
Licitação de ônibus – A criação das faixas exclusivas faz parte do novo modelo de transporte público que está sendo implantado pelo Governo do Distrito Federal. Uma das principais medidas é a licitação para renovar a frota e as linhas de ônibus da capital, aberta em 2 de março. Além de trocar veículos velhos por novos, a licitação permitirá que o serviço seja mais eficiente, com planejamento e racionalização das linhas oferecidas. A mudança trará mais segurança, conforto, acessibilidade e pontualidade para o usuário, a um preço justo. Para organizar o sistema, o DF foi dividido em cinco regiões ou bacias. Cada região será licitada para uma empresa ou um consórcio de empresas diferente, que vai operar as linhas.
     
O Expresso DF, que ligará Gama, Santa Maria, Park Way e Entorno Sul ao Plano Piloto, é outra importante medida para a melhoria da mobilidade urbana no Distrito Federal. O sistema, também conhecido como BRT, terá ônibus modernos, confortáveis e eficientes que trafegarão em corredores específicos. Os veículos são divididos em duas categorias: articulados, com capacidade de transportar 160 passageiros, e biarticulados, que transportam até 200 pessoas. A estimativa é que cerca de 220 mil pessoas utilizem diariamente o novo transporte, que será entregue à população em junho de 2013.

 

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