20/12/2013 às 16:02

Contratos temporários da Educação serão prorrogados por um ano

Medida foi adotada para evitar falta de professores no início do próximo ano letivo

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Administração Pública


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (20/12/13) – Profissionais da educação que prestam serviço ao GDF por meio do Processo Seletivo Simplificado de 2013 terão os contratos prorrogados por mais um ano. A medida foi tomada pelo governo para garantir que o início do próximo ano letivo não seja afetado pela falta de docentes, já que o resultado de uma nova seleção só seria homologado após o início das aulas.

 

“O processo seletivo realizado no início deste ano previa que ele tivesse duração de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período. Essa contratação é legal, prevista no edital, e visa ao suprimento de carências temporárias, como licenças por questões de saúde, por exemplo”, explicou a assessora especial da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Educação, Lúcia Helena Silveira.

 

Ao todo, os profissionais que prestam serviço temporário são responsáveis pelo cumprimento de 270 mil horas de trabalho semanais em todas as regionais de ensino do Distrito Federal.

 

De acordo com a assessora, no início de cada ano letivo a pasta registra a carência de 3 mil profissionais, uma vez que muitos estão de licença e outros se afastam das salas de aula para assumir cargos administrativos como os de direção.

 

Segundo o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, todos os procedimentos estão sendo tomados pelo GDF para que não falte professor em sala de aula no início do ano letivo.

 

Além disso, uma nova nomeação do concurso realizado em 2010, para servidores efetivos, está prevista para ocorrer no início de janeiro de 2014. Todas essas medidas são executadas concomitantemente à prorrogação do contrato temporário.

 

(F.M./M.D*)