23/12/2013 às 11:26

Investimentos no Hospital de Base ultrapassaram R$ 12 milhões em 2013

Recursos foram utilizados para contratação de novos profissionais e aquisição de equipamentos modernos para pronto-socorro

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (22/12/13) – Mais de R$ 12 milhões foram injetados pelo governo para melhorar a infraestrutura do pronto-socorro do Hospital de Base (HBDF) em 2013, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde. Entre os investimentos estão reformas, novos equipamentos, contratação e treinamento de pessoal.

 

“Avançamos muito este ano. Hoje, cumprimos mais do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) e não vamos nos acomodar. Em 2014, temos grandes eventos para a cidade e é quando vamos comprovar a eficiência da nossa emergência para o mundo”, reconheceu o diretor geral do HBDF, Julival Ribeiro.

 

De acordo com os dados, 20 leitos foram reformulados e receberam equipamentos com tecnologia de ponta na Emergência, onde pelo menos 500 pacientes são atendidos por dia.

 

O atendimento é iniciado na recepção, onde também houve substituição da antiga estrutura metálica pintada por portas de vidro temperado, o que proporcionou um ambiente com iluminação natural e ventilação eficiente.

 

Agora, o usuário é recepcionado por servidoras treinadas para o encaminhamento ao sistema Manchester de classificação de risco ou, também, pelos padioleiros, quando necessita de maca ou cadeira de rodas.

 

Além disso, a implantação da gestão de leitos e informatização da Emergência ajudou a diminuir o tempo de permanência de internação. Outros avanços em 2013 foram a construção de protocolos de atendimento e cuidado com implementações de ferramentas de segurança ao paciente.

 

“Graças aos investimentos em tecnologia, contratações e treinamento de pessoal para um atendimento mais humanizado, estamos salvando vidas e devolvendo cidadãos sem sequelas à sociedade”, lembrou o diretor geral do HBDF.

 

Os pacientes também podem contar com o novo Centro Neurocardiovascular, que possui 11 leitos de alta complexidade, equipados com o que há de mais moderno para o cuidado de vítimas de acidentes vasculares cerebrais ou infarto agudo do miocárdio.

 

O Centro dispõe do serviço de hemodinâmica associado (cateterismo) em funcionamento 24 horas por dia, o que torna esse setor referência para as redes pública e privada no Brasil.

 

Também houve grande investimento em treinamento e compra de equipamentos para o setor de Trauma. Segundo avaliação do Ministério da Saúde, a tecnologia instalada no local é suficiente para atender casos mais complexos, o que ajuda o DF a ser a unidade campeã da Federação em captação de órgãos.

 

(A.S/J.S*)