03/01/2014 às 11:44

Programa de saúde no Núcleo Bandeirante será ampliado

Em 2013, foram aproximadamente 16 mil atendimentos e o programa pretende ampliar os serviços para 2014

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (2/1/14) – O Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav), da Secretaria de Saúde, no Núcleo Bandeirante, encerrou 2013 com aproximadamente 16 mil atendimentos e pretende ampliar os serviços em 2014, além de contar com uma equipe maior.

 

“Com a equipe ampliada é possível fazer uma intervenção terapêutica e um acompanhamento, inclusive psicossocial”, destacou a coordenadora do Nepav, Lucy Stroher.

 

Na regional, o atendimento passa a ser feito a partir da próxima semana em uma sala mais ampla e com melhores condições de privacidade, além de contar com o trabalho de uma assistente social, psicóloga e enfermeira.

 

De acordo com Stroher, o trabalho do núcleo conta com 20 Programas de Atendimento à Violência (Pavs) nas diversas regiões do DF, onde cada um deles é batizado com o nome de uma flor. O objetivo é quebrar o ciclo da violência e trabalhar os agravos causados por ela.

 

No Núcleo Bandeirante, o programa é chamado de “Alfazema” e o encaminhamento pode ser feito pela UPA, CRAS, Delegacias, Tribunal de Justiça, além de outros órgãos.

 

A notificação deverá ser feita por meio de um formulário específico e poderão ser atendidos os casos de suspeita ou confirmação de violência, em relação a crianças, adolescentes ou adultos.

 

(A.C/T.V*)