25/12/2013 às 11:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Projetos de transparência são qualificados para receber financiamento

Recursos serão utilizados para investimento em tecnologias e mecanismos de combate à corrupção

Por Da Secretaria de Transparência


. Foto: Andre Sousa / Arquivo

BRASÍLIA (25/12/13) – Um grupo de 16 projetos criados para dar mais transparência às ações do Governo do Distrito Federal farão parte da 2º fase do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). Com esse procedimento, haverá mais investimentos em modernização administrativa fiscal e tributária.

 

Os projetos fazem parte de uma parceria entre Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC) e a Secretaria de Fazenda (SEF). Eles estão divididos em quatro pilares: Modernização do Controle Interno; Observatório do Gasto Público (OGP); Estruturação do Sistema de Correição e Desenvolvimento dos Sistemas de Controle e Convênios.

 

Ao todo, 12 desses projetos são do OGP, unidade da Secretaria de Transparência. Eles preveem a aquisição de novos equipamentos de informática, licença de softwares e capacitação de servidores para a utilização dessas ferramentas que possibilitarão a melhoria das atividades da pasta.

 

Dos 12 projetos do OGP, sete já foram licitados. Segundo Débora Gonçalves, Diretora de Produção de Informações Estratégicas, eles devem ser implantados até dezembro de 2014, conforme exigência o PNAFM. “Para nós, a implantação é imediata, já que auxiliará no aperfeiçoamento dos trabalhos do OGP”, explicou.

 

Criado neste ano dentro da nova estrutura da Transparência, o OGP é a unidade de produção de informações estratégicas que utiliza de tecnologia de ponta para cruzar informações das bases de dados do Governo.

 

Ele tem por finalidade prover o Governo do Distrito Federal de um sistema gerencial centralizado capaz de auxiliar na tomada de decisões, melhorar os mecanismos de prevenção e combate à corrupção e fortalecer a transparência pública.

 

O Observatório pode, por exemplo, detectar se um benefício é pago indevidamente a um servidor que não tem o direito de recebê-lo. Segundo a pasta, trata-se de uma importante ferramenta de prevenção da corrupção que abrange todo o GDF.

 

De acordo com Guilherme Mello, coordenador do OGP, a modernização da unidade dará mais agilidade, rapidez e precisão no processamento dessas informações. Será possível, portanto, auxiliar as equipes de auditoria na identificação de possíveis indícios de irregularidades.

 

(F.M./J.S.)