A doença tem cura desde que a medicação seja administrada conforme recomendação médica

" /> A doença tem cura desde que a medicação seja administrada conforme recomendação médica

">

08/03/2012 às 03:00

Hanseníase tem tratamento gratuito na rede pública

A doença tem cura desde que a medicação seja administrada conforme recomendação médica

Por

Secretaria de Saúde

Os 64 centros de saúde da rede pública presentes em todas as cidades do Distrito Federal oferecem tratamento gratuito para hanseníase. No ano passado, 180 casos da doença foram registrados no DF.
 
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Leprae (bacilo de Hansen), que ataca principalmente as extremidades do corpo. A enfermidade é transmitida pelas vias aéreas. A pessoa infectada libera o bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece após um simples encontro social. Somente o contato prolongado é capaz de facilitar a transmissão. O bacilo penetra no organismo da pessoa suscetível pela mucosa nasal ou por meio do contato direto com lesões na pele.
 
Estudos demonstram que cerca de 90% da população é resistente ao bacilo de Hansen e, mesmo depois da exposição ao agente infeccioso, o indivíduo pode não desenvolver a doença. Manchas brancas ou avermelhadas, caroços, espessamento dos nervos periféricos, dormência em qualquer parte do corpo, principalmente nos braços e pernas,  são sinais que podem indicar hanseníase.
 
Na Secretaria de Saúde,  a Gerência de Dermatologia Sanitária monitora sistematicamente os casos de hanseníase. Os técnicos alertam que, ao surgirem sintomas, o paciente procure o centro de saúde mais próximo para receber orientações e ser submetido a exames. Se comprovada a contaminação pelo bacilo de Hansen, a pessoa será informada sobre o tratamento. Ele varia de seis meses a um ano de acordo com a forma clínica da doença.
 
A hanseníase tem cura desde que a medicação distribuída de graça na rede pública seja administrada segundo a recomendação dos profissionais de saúde.
 
Para maiores informações sobre o serviço de Hanseníase, ligue no Disque Saúde – 160.