Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade toma posse nesta quarta-feira. Grupo elaborará eventos destinados à preservação da cidade

" /> Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade toma posse nesta quarta-feira. Grupo elaborará eventos destinados à preservação da cidade

">

06/03/2012 às 03:00

Preservação de Brasília

Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade toma posse nesta quarta-feira. Grupo elaborará eventos destinados à preservação da cidade

Por

Secretaria de Comunicação Social

O Governo do Distrito Federal elegeu 2012 como Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio da Humanidade. Até dezembro, serão realizadas diversas ações voltadas à preservação da capital federal. Nesta quarta-feira (7), tomará posse o comitê executivo que terá a responsabilidade de elaborar e implementar o calendário de eventos destinados à valorização de Brasília como patrimônio cultural e urbanístico. A cerimônia, marcada para as 18h30, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, tem entrada fraca e contará com concerto do bandolinista Hamilton de Holanda.
 
O Comitê Executivo do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade contará com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no planejamento das ações, que incluirão, por exemplo, a conclusão da reforma de monumentos que são símbolo da capital, como o Catetinho e o Panteão da Pátria. Também estão previstas a realização de seminários nacionais e internacionais sobre a valorização e proteção de Brasília, a promoção de ações de educação patrimonial e a realização de atividades educativas sobre o tema em escolas e universidades.
 
Compõem o comitê representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (coordenação); Secretaria de Cultura; Secretaria de Turismo; Secretaria de Governo; Secretaria de Comunicação Social; Secretaria de Educação; Secretaria de Obras; Secretaria de Publicidade Institucional; Arquivo Público do Distrito Federal; Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
 
Para divulgar as ações previstas para este ano, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF (Sedhab) lançará também nesta quarta-feira o portal do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio da Humanidade. A página será alimentada com informações das diversas secretarias e órgãos envolvidos no projeto e contará com um acervo digital com obras de literatura e arte, além de informações sobre tombamento e patrimônio, como bens registrados e tombados, legislação e dúvidas frequentes.  
 
Também será colocado à disposição da população o histórico do Ano de Valorização, com notícias atualizadas sobre as ações do Comitê Executivo e do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).
 
Ano de Valorização – No dia 25 de janeiro, o governador Agnelo Queiroz assinou decreto que institui 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Neste ano, comemora-se 25 anos que Brasília recebeu o título, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²), sendo o único bem contemporâneo a receber tal distinção.
 
Na semana de 12 a 18 de março, Brasília receberá a Missão da Unesco com a finalidade de avaliar em conjunto com o Governo todas as questões relativas ao tombamento do patrimônio histórico cultural.

00022618