14/08/2012 às 22:47, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

GDF e governo federal montam plano de ação para acelerar obras

 Em reunião no Ministério das Cidades, vice-governador, Tadeu Filippelli, prestou contas sobre o andamento de iniciativas nas áreas de Habitação, Saneamento e Mobilidade Urbana

Por Ministério das Cidades

O Governo do Distrito Federal abriu as reuniões do Ministério das Cidades, com governadores e prefeitos, sobre as obras de Habitação, Saneamento e Mobilidade Urbana executadas com recursos do governo federal. O GDF foi representado pelo vice-governador, Tadeu Filippelli.  Ele disse que a reunião é uma iniciativa do Ministério das Cidades para eliminar arestas e obstáculos para a evolução de todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A reunião gerou benefícios tanto para o governo federal como para o local”, afirmou.

As equipes do GDF e do Ministério das Cidades montaram um plano de ação para acelerar as obras. “Definimos quais são as responsabilidades de cada um para que nós possamos avançar em volume de execução das obras na cidade”, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro. Na área de Habitação, as equipes técnicas discutiram detalhes do contrato para construção de unidades habitacionais e infraestrutura na Vila Varjão. Foram avaliadas questões como, regularização fundiária, recuperação e proteção ambiental.

O GDF se comprometeu a iniciar o processo de licitação do Centro de Convivência para Idosos, e a Caixa Econômica Federal aprovará em 15 dias o projeto de construção do Centro Comunitário da Vila Varjão. O GDF também fará a recuperação das 316 unidades habitacionais da Estrutural Terracap. Igualmente, foi avaliada a situação das obras da QNR 02 e 05 da Ceilândia.

No Saneamento, foram apresentadas cinco obras: Sistema de Abastecimento de Água Corumbá; Esgotamento Sanitário Ampliação do SES de Santa Maria – setor Ribeirão; Esgotamento Sanitário Ampliação do SES de Brazlândia – setor Incra 8; Esgotamento Sanitário Ampliação do SES de Sobradinho – setor de Mansões e Nova Colina e; Esgotamento Sanitário Ampliação do SES de Brasília – setor habitacional São Bartolomeu/ Jardim Botânico.

Participaram da reunião os secretários nacionais do Ministério das Cidades, e técnicos do Ministério do Planejamento, da Caixa Econômica Federal e da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República.