17/08/2012 às 13:28

Auditorias do Tribunal de Contas do DF ficarão mais ágeis

Novo software cedido pela Secretaria de Transparência e Controle ao TCDF facilitará o trabalho dos auditores

Por Da Redação

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) terá agora a sua disposição o Sistema de Gestão de Auditoria (Saeweb), um software criado pela Secretaria de Transparência e Controle do DF (STC) para que as ações da pasta sejam acompanhadas de forma mais ágil e precisa pelo tribunal. O sistema foi entregue sem custos ao TCDF, e pretende facilitar o trabalho dos auditores de Controle Externo e melhorar a fiscalização da Administração Direta, autarquias e das fundações do Distrito Federal.

Segundo o secretário de Transparência e Controle, Higino Ribeiro de Alencar, a adoção de um único sistema integrado para o tribunal automatizará os procedimentos e dará agilidade aos processos de auditoria, incluindo os atos de gestão orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e operacional do DF.“No nosso ponto de vista esse será um elemento fundamental de controle interno e externo. O tribunal terá um ganho imenso nos seus trabalhos de acompanhamento e no controle dos gastos públicos, e uma eficiência maior. É um ponto fundamental de integração dos controles”, afirmou o secretário.

O novo software tem como principais produtos os relatórios de auditorias especiais e programadas; inspeções; auditorias de contas, de eficácia e eficiência da gestão. O Saeweb facilitará a criação de papéis de trabalho, a elaboração de informações em relatórios padronizados, além de auxiliar nas pesquisas.