21/08/2012 às 15:34

Atletas representarão o DF nas Olimpíadas Escolares

 Quatro nadadores são alunos da Secretaria de Esporte. Evento acontece entre 6 e 15 de setembro, em Poços de Caldas (MG)

Por Secretaria de Esporte


. Foto: George Gianni

 Quatro alunos de natação da Secretaria de Esporte irão representar o Distrito Federal nas Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos que ocorrerá em Poços de Caldas (MG), entre os dias 6 e 15 de setembro. Hadrian Luca, Yan Esteves, Natália Sola e Giovanna Rocha conseguiram a classificação após conquistar os melhores tempos em suas provas.

Os atletas, que treinam sob a supervisão dos professores Gilberto Matsuoka e Tugdual Rodrigues, irão disputar duas provas cada, com exceção de Natália, que irá competir em três provas. Para a nadadora é uma responsabilidade muito grande representar Brasília. “É muito prazeroso poder nadar pela minha cidade em um campeonato nacional”, disse a atleta que irá nadar os 50m peito, 50m costas e 100m costas. 

Para Yan Esteves, que vai nadar os 50m borboleta e os 100m livre, a disputa é pessoal. O objetivo do atleta é derrotar um colega que irá nadar nas mesmas provas. “Estou muito feliz de poder participar do campeonato, ainda mais por nadar há pouco tempo e já ter meu esforço reconhecido. Porém, o que eu quero mesmo é ganhar do meu amigo que também é nadador”, brinca Yan, que está há apenas seis meses na natação.

 Segundo o treinador Tug, como é conhecido, a Secretaria de Esporte oferece as condições necessárias para o atleta se desenvolver no esporte. “É possível oferecer um treinamento de ponta aqui. Cabe agora aos atletas se esforçarem para obter bons resultados”, alertou. Ele disse ainda que essas competições são importantes para os alunos se destacarem e garantirem vaga na Gymnasiade, as Olimpíadas Escolares Mundiais, que acontecerá aqui em Brasília, em 2013.

Os alunos treinam de terça a sexta-feira na piscina olímpica do Complexo Aquático da Secretaria de Esporte. A Escola de Natação da secretaria tem 2 mil alunos matriculados, sendo que 330 participam de turmas de equipes com treinamento intensivo para disputar competições.