24/08/2012 às 23:39

Campanha nacional imuniza mais de 36 mil crianças no DF

Em cinco dias, a vacina mais aplicada foi o reforço da DTP Bacteriana

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

A Campanha Nacional de Multivacinação, que terminou hoje (24), imunizou, em cinco dias, 36.341 crianças nas salas de vacinação das regionais da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF). A vacina mais aplicada, desde o último sábado (18) até quinta-feira (22) – com exceção do domingo (19) quando não houve imunização – foi o segundo reforço da DTP Bacteriana, contra difteria, tétano e coqueluche.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) oferece as vacinas recomendadas às crianças menores de cinco anos – contra sarampo, rubéola, difteria, tuberculose, tétano, rotavírus, hepatite B, entre outras. O objetivo é  diminuir o risco de transmissão de doenças preveníveis. Durante a campanha também foram introduzidas a vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente.

Como só são vacinados meninos e meninas com menos de cinco anos com o esquema vacinal em atraso, os pais devem levar o cartão da criança aos postos de vacinação. “A caderneta de imunização é imprescindível nesta campanha, pois precisamos saber quais as vacinas a criança necessita tomar”, alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Sonia Geraldes.

Além de atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta das crianças, a estratégia pretende aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada, melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais, manter a eliminação do sarampo e da poliomielite.

Outros objetivos são intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas de poliomielite, DTP, segunda dose da tríplice viral,em especial, na faixa etária de 4 a 5 anos, além de reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis.

Os recém-nascidos que estiverem iniciando o esquema, recebem as duas primeiras doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) em forma injetável. A gotinha só será utilizada na terceira dose – aos seis meses de vida – e para os reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Quem iniciou o calendário com a vacina oral, deve prosseguir com ela.

A outra novidade é a utilização da vacina pentavalente (DTP/HB/Hib) indicada para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenza e tipo b.