Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/08/2012 às 21:09
Ministro da Etiópia visita obras do Condomínio Jardins Mangueiral
O programa de habitação popular de Brasília, o Morar Bem, continua despertando o interesse de governos de outros países. Na tarde desta segunda-feira (27), o condomínio Jardins Mangueiral – primeira Parceria Público Privada (PPP) habitacional no Brasil – recebeu o ministro de Estado de Desenvolvimento e Construção da Etiópia, Hailemeskel Tafera.
O representante do país africano foi recebido pelo subsecretário de Habitação, Jânio Rodrigues, e pelo engenheiro do Jardins Mangueiral, José Carlos Guelber, que explicaram o funcionamento do programa habitacional do GDF e apresentaram benefícios e responsabilidades da PPP.
Segundo o ministro etíope, a intervenção do governo ao realizar essa aliança com empresas privadas acelera o processo para suprir a falta de moradia. “O mecanismo de controle, gestão de projeto e organização dos locais utilizados aqui é altamente apreciado por nós. A parceria com o grupo particular dá agilidade à entrega dessas moradias. Certamente, levaremos alguns pontos para adaptar às condições da Etiópia”, enfatizou Tafera.
Essa é a segunda comissão do país africano a conhecer o modelo de construção de moradias utilizado em Brasília. De acordo com a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine, os projetos de ponta do governo atraem a atenção de outros países. “A procura dessas delegações pelos planos da cidade evidenciam a excelência na execução de projetos não só na área habitacional, mas também nas de agronegócio, merenda escolar, Saúde e Educação”, ressalta Flávia.
Segundo ela, do início de 2011 até hoje, a cidade já foi objeto de inspiração para a visita de comissões da Alemanha, Sudão, Itália, Argentina, Cingapura, Cuba, Quênia, Portugal, África do Sul e da cidade de Xian, na China.
De acordo com Jânio Rodrigues, a meta do Morar Bem é entregar 100 mil habitações até o final de 2014. Paranoá, Santa Maria, Gama, Riacho Fundo 2, Recanto das Emas, Samambaia, Itapoã, Sobradinho e Planaltina estão entre as próximas localidades a serem beneficiadas.
A PPP do Jardins Mangueiral prevê moradia economicamente acessível a 8 mil famílias com renda familiar de até 12 salários e que residam no DF. “A parceria agrega velocidade e qualidade na execução do programa, o que atende a uma grande parcela de pessoas em um prazo mais curto”, observa o subsecretário. Até agora já foram entregues três das 15 quadras do condomínio.
Déficit – Em entrevista à AGÊNCIA BRASÍLIA, neste domingo (26), o secretário de Habitação, Geraldo Magela, avaliou o déficit habitacional no DF. De acordo com ele, no ano passado, o programa teve 330 mil famílias inscritas – 40% delas de jovens com menos de 30 anos e solteiros. “Houve uma corrida às inscrições que não reflete a demanda real. Um jovem que mora com os pais, solteiro e com menos de 30 anos não é ainda considerado um demandante para a política habitacional. Nós trabalhamos, portanto, com um déficit habitacional real em torno de 160 mil famílias. São pessoas que estão dentro da nossa política habitacional e que têm renda familiar bruta mensal de até R$ 7,4 mil”, avaliou Geraldo Magela.
Segundo o secretário, a política habitacional do governo é um grande marco dessa gestão. “Saímos de uma política clientelista, de entrega e doação de lotes, que muitas vezes não eram feitas com critérios transparentes. Em sua maioria, eram lotes sem urbanização e sem documentação. Nós temos situações de cidades criadas há 20 anos, nas quais muitas famílias ainda não têm a escritura de suas casas. Saímos daquela situação para a construção de unidades habitacionais com total infraestrutura, urbanização e legalização, o que permite que as pessoas possam adquirir essas moradias pagando prestações que caibam dentro dos seus salários”, analisou.
Leia a entrevista completa aqui.
Morar Bem – Criado pela atual gestão com o objetivo de oferecer a quem precisa a oportunidade de adquirir casa própria, o programa convocou 20 mil pessoas em apenas um ano e meio. São apartamentos e casas financiados por meio do programa Minha Casa, Minha Vida em condições especiais. As unidades habitacionais terão infraestrutura completa: rua asfaltada, água encanada, luz e escritura no nome do beneficiado.
Registro – O Novo Cadastro foi implantado em julho de 2011 e foi prorrogado até o dia 31 de agosto para inscrição ou atualização de dados de pessoas físicas.