03/09/2012 às 12:23

Juventude debaterá direito ao ensino médio e profissionalizante

Última edição do projeto Diálogos Gente Jovem Reunida encerra debates deste mês com o tema defesa dos direitos da juventude

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Governo

A Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Governo do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Cultura, realizará na próxima quarta-feira (5), às 19h, no auditório da Biblioteca Nacional, a última edição do projeto Diálogos Gente Jovem Reunida. O encontro reunirá estudantes, autoridades e parlamentares para discutir o “Direito ao Ensino Médio e Profissionalizante”, com transmissão em tempo real no site www.mesdajuventude.df.gov.br

Os diálogos geram conteúdos e propostas que poderão nortear as ações e projetos da coordenadoria, o que contribui na formulação de políticas públicas de juventude. Já foram discutidos os direitos à mobilidade, à cultura e à participação. Como nas outras edições, os vídeos do debate serão publicados nas redes sociais com o objetivo de divulgar e fortalecer as temáticas. Os participantes poderão fazer perguntas no chat e interagir via twitter com a hastag #juventudeDF.

Segundo o coordenador de Juventude da Secretaria de Governo, Carlos Odas, além da qualidade do ensino, infraestrutura, qualificação dos professores e o direito ao ensino profissionalizante, outros assuntos serão abordados pelos debatedores, como, (vírgula) por exemplo, evasão e abandono escolar. “Temos uma taxa de evasão de aproximadamente 31% no ensino médio. Serão discutidas formas de tentar reduzir esse número, e o papel do ensino médio na construção da autonomia profissional, pessoal e intelectual dos jovens”, afirmou Odas.

No evento, é prevista a participação do secretário de educação, Denilson Bento da Costa, o deputado distrital, Israel Batista, e o representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Hélio Barreto. O debate será mediado pela estudante Nayara Martinho.

Atualmente, cerca de 175 mil jovens pobres ou extremamente pobres já são atendidos em programas sociais no DF,(retirar vírgula) e poderão contar também com o apoio de políticas públicas específicas para eles. Encontra-se em fase final de elaboração o projeto dos Centros de Juventude, equipamentos públicos dedicados aos jovens, com integração de serviços como inclusão digital, convivência, qualificação profissional e ação comunitária. No mês de setembro, será lançado o Conselho de Juventude do Distrito Federal, CONJUVE-DF, espaço institucional de participação dos jovens e por meio do qual eles poderão exercer o controle social das políticas de juventude.

Ideb – O Distrito Federal ficou entre as melhores unidades da Federação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última semana pelo Ministério da Educação. De acordo com os dados apresentados, os indicadores apontam uma significativa melhora na qualidade do ensino e colocam o DF no ranking com média acima da nacional.  Porem, as escolas que oferecem a modalidade de ensino médio não atingiram a meta de 3,9 estipulada pelo MEC.

Celebração – O Mês da Juventude foi inspirado no Dia Internacional da Juventude, instituído em 12 de Agosto pela Organização das Nações Unidas e comemorado em todo o mundo como o momento de afirmar as políticas destinadas aos jovens. A coordenadoria promoveu ao longo do mês de agosto diversas atividades voltadas aos jovens, como shows, debates, oficinas, encontros e uma audiência pública que discutiu as políticas públicas de juventude no DF.