07/09/2012 às 21:39

Dia da Independência movimenta Esplanada dos Ministérios

O desfile cívico, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e uma programação diversificada com peças teatrais e um festival gastronômico marcaram as celebrações de 7 de setembro

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

Cerca de 40 mil pessoas, entre visitantes, brasilienses e autoridades, participaram das comemorações do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, neste sábado (7). Este ano, a festa contou com a apresentação de peças do Festival de Teatro de Rua e Cultura Popular, em uma tenda montada na Esplanada dos Ministérios. Outra novidade foi o Festival Gastronômico.

De acordo com a Polícia Militar, a expectativa é que 40 mil pessoas passem pelo evento até o encerramento. Até o fechamento desta matéria, três ocorrências sem gravidade foram registradas. A PM disponibilizou um efetivo de 1.850 homens e 47 viaturas, entre veículos e motos. “Está sendo uma festa muito tranquila à qual as pessoas comparecem para festejar uma data tão importante”, destacou o comandante da operação, o coronel Jailson Ferreira.

O Corpo de Bombeiros realizou 13 atendimentos, entre casos de desmaios, fraturas, torção e tonturas. Dessas pessoas, nove foram levadas aos hospitais de Base e o Regional da Asa Norte (HRAN). A corporação contou com um efetivo de 139 bombeiros, 22 viaturas, cinco postos de atendimento e um posto de comando.

Na companhia dos quatro filhos e do marido, a servidora pública Elaine Leila de Jesus, 37 anos, assistia encantada ao desfile, que acompanha desde criança. “Acho muito importante esse momento cívico. Quando pequena, minha mãe me trazia para prestigiar essa comemoração, e agora faço o mesmo com meus filhos. Eles não conhecem o hino da Independência como eu conheço. Acho que o patriotismo está se perdendo. Quero passar esse valor de amar a nossa pátria a meus filhos”, disse a mãe de Cristian, de 16 anos; Andreyve, 13; Dérick, 6; e o caçula Emerson, com 4 anos de idade.

O filho mais velho faz questão de participar junto com a família. “Gosto muito de toda essa festa, principalmente da Esquadrilha da Fumaça, mas também da organização que é muito boa. Meus irmãos também adoram”, comentou Cristian.

Depois do desfile cívico-militar, o público assistiu à performance da Esquadrilha da Fumaça. A família da dona de casa Vanda Márcia Pereira, 30 anos, vibrava a cada acrobacia realizada. “É muito lindo tudo isso aqui. Realmente é a festa da nossa Independência. É a terceira vez que trago meus filhos e minha família. Eles ficam impressionados com esses aviões”, contou Vanda. Ela estava acompanhada dos filhos Júlia e Marcelo, de 7 e 3 anos, do marido, dos sobrinhos e da irmã.

Programação cultural – Com o encerramento da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o público se divertiu com as diversas atividades que tomaram conta do gramado da Esplanada. Das 11h às 18h, o Passeio na Praça, com saída na Casa de Chá e chegada na Praça dos Três Poderes, levou visitantes para conhecer os pontos turísticos.

As turistas paulistas Camila Rocha, 28 anos, e Letícia Ribeiro, 30 anos, que estavam na Chapada dos Veadeiros, resolveram esticar a viagem à Brasília para participar da programação de 7 de setembro na capital federal.

“Aproveitamos a oportunidade para participar da festa da Independência. Não sabia que no desfile tinha a parte civil. Nunca havia participado, nem em São Paulo. Vamos visitar os monumentos no passeio que está na programação. Estou adorando tudo”, disse a socióloga Camila Rocha.

Sua amiga, a fonoaudióloga Letícia Ribeiro, compartilhava da mesma impressão. “Viemos fazer o turismo cívico em Brasília. Chegamos ontem à noite da Chapada dos Veadeiros, e este dia está sendo ótimo. Os prédios da nossa capital são muito bonitos”, observou Letícia.

As atividades da Semana da Pátria seguem até o dia 9 de setembro, com festival de gastronomia, tenda de circo, concerto e apresentações teatrais.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

8 de setembro

Festival de Teatro de Rua e Cultura Popular

Taguatinga Norte – Feira dos Goianos

9h – IN/Excursão Palhacística – Circa Brasilina/Distrito Federal

10h – Kao Q Show – Circo Teatro Artetude/Distrito Federal

11h – João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel – Grupo Eureca/Amapá

12h – Grupo de Teatro Esquadrão da Vida /Distrito Federal

Ceilândia – Feira Permanente / Restaurante Comunitário

9h – João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel – Grupo Eureca/Amapá

10h – A Mulher que Comeu o Mundo – Usina do Trabalho do Ator/Rio Grande do Sul

11h – A Farsa dos Opostos – Imbuaça/Sergipe

12h – Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança – Um capítulo que poderia ter sido – Grupo Teatro que Roda/Goiás

Plano Piloto – Funarte

16h – Bichos do Brasil – Pia Fraus/São Paulo

17h – A Mulher que Comeu o Mundo – Usina do Trabalho do Ator/Rio Grande do Sul

9 de setembro

Festival de Teatro de Rua e Cultura Popular

Ceilândia – Feira Permanente / Restaurante Comunitário

9h – Mateus da Lelé Bicuda – Mamulengo Presepada/Distrito Federal

10h – Fale com Ela Doce Como o Quê – Laboratório de Performance e Teatro do Vazio/Distrito Federal

11h – Kao Q Show- Circo Teatro Artetude/Distrito Federal

12h – Serpentes que Fumam – Grupo Andaime/Distrito Federal

Taguatinga Norte – Praça do Bicalho

10h – João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel – Grupo Eureca/Amapá

11h – João e o Pé de Feijão – Estrupenda Trupe/Distrito Federal

11h – Grupo de Teatro Esquadrão da Vida de Brasília

Feira Permanente

10h – Mateus da Lelé Bicuda – Mamulengo Presepada/Distrito Federal

11h – João e o Pé de Feijão – Estrupenda Trupe/Distrito Federal

Plano Piloto – Funarte

17h – Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança – Um capítulo que poderia ter sido – Grupo Teatro que Roda do Goiás