Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/12/2018 às 15:31, atualizado em 27/12/2018 às 15:37
Programa ofereceu 30 cursos de qualificação gratuitos em duas edições, de 2016 a 2018
Desde a primeira etapa do programa Qualifica Mais Brasília, em 2016, mais de 25 mil pessoas conseguiram se formar. Elas integram a lista dos 69.085 que se inscreveram para as capacitações.
[Olho texto='”A plataforma de ensino é dinâmica e possibilita aprender de forma simples e fácil”‘ assinatura=”Rayane da Costa Alves Feitosa, aluna do curso de assistente administrativo” esquerda_direita_centro=”direita”]
Os cursos são oportunidade para quem deseja ter uma profissão ou se reciclar. Com esse objetivo, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos lançou a profissionalização a distância, com aulas gratuitas.
Rayane da Costa Alves Feitosa mora em Valparaíso (GO) e conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada dois meses após concluir a modalidade de assistente administrativo. “A plataforma de ensino é dinâmica e possibilita aprender de forma simples e fácil”, comemora a aluna.
As aulas também atendem pessoas já empregadas que buscam qualificação. É o caso da assistente administrativo Andrea da Silva Campos, que concluiu telemarketing.
“O curso me atualizou na profissão e incrementou meu currículo”, ressaltou a moradora do Guará. Ela disse que só pôde fazê-lo porque o programa é gratuito.
A primeira etapa do Qualifica Mais Brasília (2015-2016) formou 11.459 pessoas, e a segunda (2017-2018), 13.965. No total, foram oferecidos 30 cursos com duração de 40 ou de 160 horas.
As opções são divididas em três módulos de acordo com o perfil: os que almejam uma posição no mercado de trabalho; os que estão empregados e querem se atualizar; e os que desejam empreender.
Após a conclusão, os formados participam de palestras voltadas à recolocação profissional e são encaminhados para as vagas disponíveis nas agências do trabalhador do Distrito Federal.
Segundo a Secretaria do Trabalho, cerca de 35% dos que terminaram algum curso entraram no mercado de trabalho.
O Qualifica Mais Brasília foi instituído pela Resolução nº 201 do Conselho do Trabalho do DF, de 26 de março de 2010. A partir de 2015, passou por reformulação, que resultou na primeira etapa do programa em 2016.
A segunda fase foi encerrada em maio deste ano. Ainda não há previsão para a terceira edição.
Edição: Marcela Rocha