12/09/2012 às 22:11, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Iniciativas de sustentabilidade urbana

Promovido pelo Ministério do Esporte e pelo BID, Brasília destacou o projeto do Estádio Nacional Mané Garrincha que caminha para ser o mais sustentável do mundo

Por Secretaria de Comunicação


. Foto: Pedro Ventura

Representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão em Brasília para discutir as ações em sustentabilidade nos projetos para a Copa. O seminário Copa 2014: Oportunidades para a Sustentabilidade Urbana, promovido pelo Ministério do Esporte em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), começou nesta quarta-feira com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário extraordinário para Copa de 2014 de Brasília, Cláudio Monteiro, além de representantes da FIFA e do BID.

“A preocupação com a preservação do meio ambiente vai desde a concepção do projeto do Estádio Mané Garrincha, com o uso de materiais reciclados e recicláveis, sem impacto ao meio ambiente e utilizando de maneira sustentável os recursos naturais, como vento, sol e água da chuva. Estamos trabalhando para que tenhamos o estádio número um do mundo em sustentabilidade. Essa preocupação se estende também para todo o DF com a construção das ciclovias e uma política de transporte sustentável”, afirmou Monteiro.

O ministro Aldo Rebelo declarou que a Copa será uma grande oportunidade para despertar a criatividade científica, tecnológica e empresarial no sentido de criar experiências e projetos que ajudem o país e a população a ter a uma vida mais sustentável.

Claudio Monteiro ressaltou ainda a importância do legado que o Mundial deixará para o Distrito Federal. “Se Brasília não fosse sede da Copa do Mundo e da Copa das Confederações não teríamos todos os recursos necessários para as obras que são necessárias para hoje e que ficarão como grande legado, um benefício direto para a população. Esses grandes eventos estão potencializando investimentos na capital que irão melhorar a qualidade de vida da sociedade”.

No período da tarde, Brasília, entre as demais 11 sedes do Mundial de 2014, apresentou suas ações de sustentabilidade, com foco no principal projeto, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que busca a certificação Leed Platinum, e já se destaca no cenário mundial.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi convidado a apresentar o projeto da Ecoarena no maior evento do mundo sobre construções sustentáveis, que acontecerá em novembro, em São Francisco, na Califórnia(EUA).

Ecoarena – O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum ? entregue após a conclusão da obra ? é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Hoje, nenhum estádio de futebol no mundo possui o selo Platinum.

O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto da arena. São usados materiais recicláveis ou reciclados na construção. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou em cooperativas de reciclagem do Distrito Federal. Depois de pronto, haverá captação de energia solar e de água da chuva. A Ecoarena será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.

A cobertura segue o mesmo conceito. O revestimento será executado com membrana de tecido revestido de PTFE (politetrafluoretileno) com TiO2 (dióxido de titânio). Além de liberar a passagem de iluminação natural, o tecido tem maior reflexão dos raios solares, reduzindo o calor interno e, consequentemente, a necessidade do uso de ar condicionado e outro tipo de ventilação artificial. A composição da cobertura ainda torna o ar significativamente mais puro pela decomposição de óxidos de nitrogênio (NOx) contidos na atmosfera, provenientes de gases emitidos por veículos e outras fontes. Assim, o volume de remoção de NOx pela cobertura do Estádio Nacional será equivalente a retirar 104 automóveis ou 75 caminhões das ruas a cada hora que o sol estiver refletindo.

Reconhecimento – A sustentabilidade do Ecoarena já ganhou destaque no mundo. O governador Agnelo Queiroz foi convidado a palestrar sobre o projeto de Brasília na Greenbuild – a maior reunião global para a construção sustentável.

A proposta partiu do vice-presidente da ONG U.S. Green Building Council, ScotHorst, que confere o selo LEED(Leadership in Energy and Environmental Design), certificação máxima para construções sustentáveis. O convite foi entregue ao governador em mãos, no domingo (9), pelo arquiteto do estádio, Vicente Castro Mello, durante a segunda visita técnica realizada pela FIFA às obras da Ecoarena.

Esta carta significa que o Green Building Council está acompanhando os esforços de Brasília para alcançar a certificação leed platinum e um reconhecimento ao empenho do governador Agnelo na conquista desse feito inédito. Na carta, Horst afirma que tem pensado “com frequência” no projeto da Ecoarena que está sendo construída na capital do país e que “gostaria de lhe agradecer pessoalmente por sua busca da certificação LEED Platinum para o Estádio Nacional de Brasília”. Para Scot Horst, o esforço colocará o estádio entre uma pequena elite de projetos no mundo.

Horst destacou a importância de os “atributos ambientais” da energia verde gerada no estádio permanecerem com o edifício. Ele reafirma a confiança no compromisso assumido pelo governador Agnelo Queiroz de que isso será feito e, caso exista energia excedente, ela deve ser vendia a preço de mercado.