14/09/2012 às 11:37

Saúde divulga novo calendário de vacinação

No segundo semestre, as unidades de saúde, que têm sala de vacinação, passarão a oferecer também as vacinas de Poliomielite Inativada e Pentavalente

Por Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está com um novo calendário de vacinação para este ano. No segundo semestre, as unidades de saúde, que têm sala de vacinação, passarão a oferecer também as vacinas de Poliomielite Inativada e Pentavalente. Com eles, chega a 12 os tipos de vacina que estão à disposição da população. “A rede está equipada para atender pessoas de 0 a 100 anos. Temos todos os tipos de vacina nas 90 salas de vacinação da Secretaria de Saúde”, afirma Cristina Segatto, coordenadora do Núcleo de Imunização.

De acordo com Cristina, a vacinação deve ser um hábito em todos os momentos da vida. Os recém-nascidos devem ter as vacinas contra Hepatite B e BCG aplicadas ainda na maternidade. Todas as gestantes, independente da idade, devem estar vacinadas contra a Hepatite B, assim como todos os cidadãos abaixo dos 30 anos, independente do sexo. Vacinas de Dupla adulto e contra Febre Amarela precisam ser reforçadas a cada 10 anos, durante toda a vida. “Em nossa última campanha de atualização do cartão de vacina, foram cerca de 40 mil atendimentos”, informou a coordenadora.

“Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite deste ano, foram imunizadas aproximadamente 200 mil crianças”, informou Cristina. Se somadas, as duas etapas da campanha de vacinação contra a poliomielite, que ocorreram em junho e agosto, disponibilizaram aproximadamente 340 mil doses da vacina para crianças menores de 5 anos. Segundo a coordenadora, a maioria dos frequentadores das salas de vacinação são crianças e idosos.  

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza oferece, anualmente, a vacina contra a doença para pessoas com mais de 60 anos. A campanha também disponibiliza a vacina Pneumococo 23, para o mesmo público. Ela é oferecida aos idosos que convivem em instituições fechadas, como asilos, hospitais ou casas de repouso.