20/09/2012 às 20:20

Mutirão de reconstrução mamária

Desta vez, 26 mulheres que tiveram câncer de mama e passaram por mastectomia serão operadas

Por Secretaria da Saúde


. Foto: Divulgação SES/DF

O Governo do Distrito Federal promove mais um mutirão de reconstrução mamária entre os dias 24 e 28 de setembro. Desta vez, 26 mulheres que tiveram câncer de mama e passaram por mastectomia serão operadas no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

De acordo com o coordenador de Cirurgia Plástica da Secretaria de Saúde, Marcelo Gêa, esse é o quarto mutirão de reconstrução mamária realizado no Distrito Federal. Em 2011, 165 cirurgias foram realizadas – 63 em um único dia também por meio de mutirão. Em março deste ano, 55 mulheres passaram pelo procedimento.

Antes do início dos mutirões, o tempo na fila, para muitas mulheres, era em torno de quatro a cinco anos. “Com a realização dos mutirões, conseguimos reduzir muito a espera e pretendemos zerar a fila até o final deste ano”, comemora. Segundo ele, após essa ação, só restarão 42 mulheres à espera da cirurgia. Um novo mutirão deve ser realizado em novembro.

Segundo o médico, é importante que as mulheres tenham o direito à reconstrução assegurado pelo sistema público de saúde. “A mulher que passa por uma mastectomia não se sente completa e, portanto, não consegue se inserir de forma plena na sociedade”, ressalta. A reconstrução da mama não é feita em uma única cirurgia, mas em pelo menos duas.