O escritor nigeriano Wole Soyinka saudou a iniciativa do GDF e assistiu à entrega dos prêmios aos primeiros colocados do Prêmio Brasília de Literatura
" /> O escritor nigeriano Wole Soyinka saudou a iniciativa do GDF e assistiu à entrega dos prêmios aos primeiros colocados do Prêmio Brasília de Literatura">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/04/2012 às 12:09
O escritor nigeriano Wole Soyinka saudou a iniciativa do GDF e assistiu à entrega dos prêmios aos primeiros colocados do Prêmio Brasília de Literatura
Secretaria de Cultura
A 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura foi aberta ontem, às 10h, em cerimônia que reuniu representantes do Governo do Distrito Federal, do Ministério da Cultura, da Universidade de Brasília e da coordenação geral do evento, que dividiram com os escritores Wole Soyinka e Stella Maris a atenção da plateia.
A solenidade de abertura aconteceu com o auditório Nelson Rodrigues lotado. A iniciativa foi celebrada nos curtos discursos feitos pelo coordenador geral da Bienal, Nilson Rodrigues, pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim (representando a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda) e pelo vice-reitor João Batista. Mas partiu do escritor homenageado da Bienal, o nigeriano Wole Soyinka, primeiro negro a receber o Prêmio Nobel, o discurso que deu o tom ao evento. Falando em nome do povo iorubá, ele convocou “Oxalá, Oxum”.
Wole Soyinka foi muito aplaudido pela plateia. Simpático, tranquilo, o escritor contou: “Acabei de chegar da Nigéria, onde organizei um festival de sete dias e pensei que o meu era festivo e alegre, mas este é muito mais!” – disse, referindo-se ao auditório cheio e ruidoso. “Esta é uma época maravilhosa! Estou retornando ao Brasil, que considero minha segunda casa. E isso não é só uma fala: é realmente o que sinto. Eu sou iorubá e o iorubá está na raiz da cultura brasileira. Estou muito honrado de participar deste evento, em nome dos iorubás. Vai ser um prazer ter um contato maior com vocês.”
Soyinka assistiu de perto à entrega dos prêmios aos primeiros colocados de cinco categorias do Prêmio Brasília de Literatura: Biografia/João Paulo Cavalcanti, por Fernando pessoa – Uma quase autobiografia; Contos e Crônicas/Antonio prata, por Meio intelectual, meio de esquerda; Poesia/Affonso Romano de Sant’Anna, por Sísifo desce a Montanha; Reportagem/Fernando Morais, por Os Últimos Soldados da Guerra Fria; e Romance/Michel Laub, por Diário de uma queda. Todos os vencedores foram ovacionados e apenas Fernando Morais tomou o microfone para dedicar seu prêmio aos cinco cubanos presos nos Estados Unidos que são personagens de seu livro e a todos os professores do mundo, “que são os maiores leitores de livros”, saudou.
Em seguida, coube ao secretário de Cultura, Hamilton Pereira, declarar aberta a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, afirmando que o evento quer “restabelecer o diálogo entre o Brasil e as matrizes culturais iorubas, na pessoa do mestre Soyinka”.
Calendário – Toda a programação do aniversário de 52 anos de Brasília já está disponível em um único lugar. O Governo do Distrito Federal preparou um hot site com as informações de tudo que irá acontecer em comemoração a data. O conteúdo está disponível no endereço eletrônico www.vemviverbrasilia.com.br
No hot site, o internauta ficará a par de cada detalhe do cronograma e poderá ver individualmente as atividades programadas, por exemplo, as ações previstas para a I Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Por ser uma das maiores atrações do período, a Bienal ganhou lugar de destaque, assim como os shows e esportes.
No endereço também é possível conhecer as opções locais de lazer. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) preparou roteiros temáticos, que abordam gastronomia, turismo em meio rural, circuito religioso e cívico, arte e cultura, esportes, arquitetura e área jurídica.
Aqueles que ainda não visitaram, poderão também ter informações dos pontos que guardam algumas características da cidade, como a Torre de TV, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães (um dos maiores do País), a Universidade de Brasília, a Unidade Vizinhança (que preserva o plano original de Lucio Costa), o Setor de Embaixadas e outros.
Na opção “Hoje em Brasília” ainda é possível saber a programação alternativa. Peças de teatro, música, exposições, cinema e outros eventos que acontecerão paralelamente às comemorações do aniversário de Brasília.
O hot site é atualizado pela Setur-DF, que também disponibiliza no endereço os links para as redes sociais, por onde a equipe do órgão posta dicas e novidades sobre a cidade.