26/09/2012 às 14:05

Nova parceria no combate a incêndios

Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília (Apub) conta com 220 sócios e 120 aeronaves

Por Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

O trabalho de monitoramento e conservação das áreas protegidas do Distrito Federal ganha partir dos próximos dias um novo aliado: a Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília (Apub). Por meio de um Termo de Cooperação Técnica, a entidade irá fornecer à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), informações, em tempo real, relativas a incêndios florestais, ocupações irregulares e outras ocorrências que digam respeito às atividades desenvolvidas pelo Instituto.

Para isso, a Apub doou ao Ibram um rádio receptivo, antena e cabo que serão instalados na sede do instituto e permitirão sintonizar a frequência das aeronaves da associação. O Termo de Cooperação tem vigência de três anos. O secretário comemorou a parceria e explicou a importância da mesma. “Contaremos com 120 aeronaves repassando informações sobre possíveis danos, incêndios ou outros impactos ambientais em tempo real, por meio dos equipamentos de rádio freqüência. Os integrantes da Apub nos ajudarão a ir onde não conseguimos chegar por terra”, explicou Brandão.

A associação conta com  220 sócios que dispõem de 120 aeronaves. Os vôos saem do Setor Recreativo Público Norte, próximo ao Detran-DF. O Ultraleve é uma aeronave experimental, monomotora ou não motorizada, usada ou que se pretenda usar em atividades aéreas exclusivamente de desporto e recreação, com capacidade para dois ocupantes no máximo, de acordo com a associação brasileira do setor.

O presidente da Apub, Cairo Sarkis, explicou sobre os sobrevôos que serão realizados pela equipe de fiscalização, licenciamento e gestão de áreas protegidas. “Os servidores contarão com o nosso apoio para produzir materiais que auxiliam em denúncias e processos do Ibram. Em 30 minutos conseguimos sobrevoar todo o território do DF”, comentou.