30/09/2012 às 12:09, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Conferência debate desenvolvimento regional

Propostas apresentadas no encontro serão levadas à conferência regional

Por Secretaria de Desenvolvimento Econômico

O Governo do Distrito Federal promoverá, entre 1º e 3 de outubro, a 1ª Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional. O encontro será realizado no auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A ideia é promover debate que resulte em diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

“Este é um momento importante para discutir grandes mudanças e atrair investimentos que trarão resultados para o DF pelos próximos cem anos”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Cristiano Araújo.

Com a elaboração participativa de uma nova política de desenvolvimento econômico, o Governo do Distrito Federal reitera o seu compromisso com a retomada plena da questão regional como prioridade, lançando um olhar detalhado à redução das desigualdades e ao encontro da sua missão institucional: promover o desenvolvimento sustentável, assegurando inclusão socioeconômica, melhoria da qualidade de vida, proteção civil e segurança hídrica da população.

No Distrito Federal, serão debatidos cinco eixos temáticos: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável; e Estratégias de Desenvolvimento para a Região Geoeconômica do Distrito Federal.

As propostas apresentadas na Conferência Distrital serão encaminhadas para as macrorregionais. Elas têm como função a realização de debates e a formulação de propostas específicas para as políticas de desenvolvimento das macrorregiões brasileiras e serão convocadas e organizadas pelo Ministério da Integração Nacional.

A organização do I CDDR está a cargo das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico; de Governo; de Micro, Pequenas Empresas e Economia Solidária e do Entorno.

Objetivos:

– Formular princípios e diretrizes para uma nova política regional, distrital e brasileira;

– Constituir um espaço de deliberação, divulgação, difusão e diálogo federativo e social acerca de temas e políticas de desenvolvimento regional;

– Contribuir para a elevação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR à condição de política distrital;

-Indicar conexões para a interação entre as políticas de desenvolvimento regional e as demais políticas públicas;

– Promover o fortalecimento da cooperação e maior aproximação com os demais entes federados, academia e sociedade; e

– Lançar as bases para o estabelecimento de mecanismos de governança regional no Distrito Federal.