08/10/2012 às 21:52, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

GDF lança curso para gestão de documentos

Arquivo Público do DF, com apoio da Casa Civil, organiza oficina sobre técnicas de arquivamento para servidores das administrações regionais

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

O Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), com o apoio da Casa Civil, organizará curso de gestão documental para servidores das administrações públicas do DF que trabalham com arquivamento. O objetivo será capacitar funcionários e contribuir com a organização do acervo de documentos dos órgãos. As oficinas terão início nesta terça-feira (9), em Taguatinga, na quarta (10), no Paranoá, e na quinta (11), no Guará. Os encontros serão sempre às terças, quartas e quintas-feiras, de 8 as 18h.

A abertura oficial da oficina ocorreu nesta segunda-feira (8), no Palácio do Buriti, e contou com a participação de representantes das 31 administrações regionais do DF. Também esteve presente o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa. Para ele, a iniciativa de começar o curso partiu da necessidade de construir um sistema de arquivos bem mais integrado. “A organização dos arquivos públicos é de muita responsabilidade, pois são documentos que devem ser zelados, e os órgãos precisam estar cientes da importância disso. A Casa Civil dará todo apoio possível.”

O superintendente do ArPDF, Gustavo Chauvet, destacou que essa ação do órgão, que foi a cada uma das regionais administrativas para promover debates sobre o tema “Gestão Documental”, é inédita no DF. “Isso mostra a importância que o governo está dando aos arquivos públicos, que fazem parte da memória do DF. A tarefa do GDF é ajudar a gerenciar esses documentos, e com o apoio do curso, colocar o Distrito Federal em outro patamar”, esclareceu o gestor. Outro objetivo com a medida será o desenvolvimento do Sistema de Arquivos do Distrito Federal (Siar-DF).

Curso – Por uma questão logística, as oficinas serão realizadas em três localidades diferentes: Taguatinga, Paranoá e Guará. Reunirá servidores, chefes de protocolos e arquivos de cerca de 10 administrações de cada uma das regiões próximas às três regiões administrativas eleitas como sede do encontro. Os servidores das administrações serão divididos em três grupos, com aulas uma vez na semana.

O curso irá durar até a primeira quinzena de dezembro, com temas sobre legislação arquivística, diagnósticos arquivístico, eliminação documental, classificação, arquivo permanente, preservação documental, Lei de Acesso à Informação, entre outros módulos, totalizando 100horas/aula.

“As administrações lidam com um volume de documentos muito grande, então eles precisam gerir de forma racional essa documentação. Por isso a necessidade de harmonizar essas ações”, afirmou a coordenadora de Gestão Documental do ArPDF, Rejane Canuto.

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