13/10/2012 às 14:21

Secretaria de Turismo apoia projeto ViraVida

Iniciativa tem como objetivo prestar atendimento a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual

Por Secretaria de Turismo

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) agora é parceira da rede de colaboradores do projeto ViraVida no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. O apoio da Setur-DF foi formalizado em reunião entre o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, e o presidente do Serviço Social da Indústria (Sesi) Nacional, Jair Meneguelli. A iniciativa é promovida pelo Sesi desde 2008 e tem por objetivo proporcionar atendimento socioeducacional a jovens entre 16 e 21 anos que se encontrem em situação de vulnerabilidade.

“É um tema bastante chocante quando nos deparamos com as estatísticas. O assunto não está na mídia com a frequência necessária, então as pessoas tendem a deixar de lado o debate. O turismo está, de certa forma, inserido nesse contexto. Nosso dever é procurar as falhas e dar condições de reestabelecimento às vítimas desse crime”, afirmou Luis Otávio Neves.

Durante a reunião, Meneguelli apresentou os detalhes do projeto, que tem ajudado a transformar a vida de milhares de pessoas em todo o país. O programa consiste em identificar situações de abuso e oferecer apoio às crianças e adolescentes de ambos os sexos por meio da qualificação profissional, atendimento psicossocial e acompanhamento continuado dos resultados.

“Queremos ampliar a rede de colaboradores para conseguir alcançar todos os pontos vulneráveis. A Secretaria de Turismo será grande parceira no trabalho junto aos hotéis, bares, restaurantes e outros serviços. Precisamos também ampliar a divulgação do projeto para que mais pessoas tenham acesso”, disse Jair Meneguelli.

Na prática, os alunos são preparados para o mercado de trabalho com direcionamento ao empreendedorismo. Ao todo, o ViraVida soma 2.465 estudantes matriculados, mais de 600 em processo socioeducativo e outros 874 empregados em empresas de terceiros ou donos do próprio negócio.

No DF, cerca de 40 alunos estão matriculados em um dos cursos, e outros 33 já receberam o certificado. Os formandos deixaram o projeto com contratos de trabalho no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (25 alunos), Correios (2), Conselho Nacional do Sesi (2), Federação das Indústrias de Brasília (2). Outros três alunos assinaram contrato de capacitação em Montagem e Manutenção de Computadores, oferecida pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a ONG Programando o Futuro. A taxa de empregabilidade dessa terceira turma do DF superou 90%.

A intenção é inserir, até o final do ano, todas as cidades-sedes da Copa do Mundo, quando haverá grande fluxo de turistas no país. Até o momento, o projeto está presente em 19 cidades de 16 unidades da Federação. O objetivo, em longo prazo, é chegar a todos os municípios brasileiros.

Para estimular o enfrentamento do crime, o ViraVida promove ações pontuais em todo o país e no exterior. Em 2010, o Sesi e parceiros realizaram seminários em Madri, na Espanha, e em Lisboa, em Portugal. No mesmo ano, foi lançada a campanha Carinho de Verdade, que reuniu artistas renomados como Xuxa Meneghel, Sandra de Sá, Maria Gadú, Aline Barros e outros em propagandas na televisão e atividades pontuais. Em 2011, a campanha foi reforçada com mais de 110 mil mensagens no Twitter contra a exploração sexual.

Este ano, mais de 150 jovens do Brasil se reuniram em Brasília no 3º Seminário Nacional ViraVida.