12/10/2012 às 01:20

Qualificopa já formou mais de 4,5 mil pessoas

Programa de capacitação profissional voltado para Copa do Mundo de 2014 forma mais de mil alunos na quinta turma, com inclusão do inglês

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O programa de qualificação profissional do GDF, o Qualificopa, formou nesta quinta-feira (11) 1.282 mil alunos. Desde que foi lançado, em julho de 2011, até a formatura de hoje, ele já qualificou 4.672 pessoas em 11 cursos.

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, ressaltou a importância da qualificação para o ingresso no mercado de trabalho. “Com essa turma, ultrapassamos mais de 4.500 formandos e qualificamos os recursos humanos da cidade para aproveitar as oportunidades”, detalhou o governador.

“Já temos o exemplo das turmas anteriores, que se inseriram no mercado de trabalho com um percentual muito elevado, o que torna a qualificação um fator decisivo para aumentar as chances de conseguir um emprego. Essa capacitação será ampliada com a proximidade dos grandes eventos”, completou Agnelo Queiroz durante solenidade realizada no Museu Nacional da República. O secretário de Trabalho, Renato Andrade, destacou a expectativa do governo. “A nossa meta até o ano que vem é chegar a 20 mil pessoas qualificadas”, disse o secretário.

A novidade dessa turma foi a incorporação das aulas de inglês para todas as 11 turmas. Além das 200 horas de formação específica, todos os alunos estudaram por 50 horas o idioma.

A moradora de Sobradinho, Roberta Aguiar, 37 anos, que integrou a quinta turma, está feliz com o novo emprego conquistado pelas notas apresentadas durante o curso de operadora de telemarketing.

Roberta avaliou a importância da qualificação. “Esses dois meses de curso foram maravilhosos, os professores são ótimos e me esforcei bastante. O resultado chegou no final do curso, depois da avaliação das notas, quando consegui um emprego”, contou a moradora de Sobradinho.

Para Jefferson Solano, 48 anos, autônomo e também morador de Sobradinho, a oportunidade lhe deu mais segurança. “É um curso muito interessante. Hoje me sinto muito mais qualificado para o mercado de trabalho. Tenho certeza de que, com o aproveitamento que tive dos cursos, novas portas se abrirão”, afirmou o trabalhador autônomo.

As aulas tiveram início no dia 13 de agosto, nas unidades de Taguatinga e do Plano Piloto, para 11 cursos de qualificação profissional.

Os cursos oferecidos pelo programa de qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014 são: informática básica, organização de eventos, operador de caixa, montagem e manutenção de micro, assistente administrativo, telemarketing, garçom, camareira, vendedor, supervisor de hospedagem e webdesigner.

Qualificopa – O programa de qualificação profissional promovido pela Secretaria de Trabalho oferece cursos de formação e capacitação em vários setores. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados no Distrito Federal, qualificar os trabalhadores para atender a demanda dos setores econômicos, diminuir a taxa de desemprego e aumentar a geração de renda. O programa também cria a cultura de qualificação permanente e da oportunidade a esses trabalhadores de atualizar os seus conhecimentos para que possam entrar no mercado de trabalho, a ele retornar ou nele se fortalecer.

Pelo menos 30% dos alunos da quinta turma serão inseridos no mercado de trabalho. Em alguns casos, como nos cursos de supervisor de hospedagem, camareira e garçom, em que a procura é maior, essa porcentagem ultrapassa os 50%. Na quarta turma, 100% dos capacitados como vendedores, 97% dos formados em telemarketing, 90% dos garçons e 90% dos operadores de caixa estão trabalhando na área.

A  sexta turma está programada para começar no dia 22 de outubro. Mais informações no site da Secretaria de Trabalho – www.trabalho.df.gov.br.