25/10/2012 às 20:10

Avança restauração do Cine Brasília

Obra foi dividida em três etapas e será entregue em abril de 2013. Espaço é readequado também para atender às exigências da Lei de Acessibilidade

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

A modernização da estrutura e das instalações do Cine Brasília foi conferida pelo governador Agnelo Queiroz, nesta quinta-feira. Acompanharam a visita a primeira-dama, Ilza Queiroz, e o vice-governador Tadeu Filippelli.

A restauração começou em 2011 e é dividida em três etapas. Na primeira, realizada no ano passado, houve a impermeabilização e a instalação de para-raios. A segunda fase – em execução – prevê a troca de instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas e, inclusive, de todo o sistema de ar-condicionado. A terceira e última etapa será a construção do prédio anexo, projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer, ainda em fase de detalhamento. Até agora, o GDF investiu R$ 8,2 milhões na obra.

“Estamos trocando tudo: desde a parte hidráulica, piso, cadeiras, ar condicionado até sistema de incêndio e equipamentos modernos porque aqui é um templo do cinema e da cultura do Distrito Federal”, destacou o governador. Até abril de 2013, o monumento será entregue à população.

Acesso – O espaço é readequado também para atender às exigências da Lei de Acessibilidade. Rampas, poltronas para obesos, lugares para cadeirantes e piso tátil integram os itens demandados. O vice-governador, Tadeu Filippelli, destacou a dimensão da obra. “Na história do Cine Brasília, a primeira obra de restauro efetiva é a que acontece agora. É uma obra de profundo alcance que aproveitou a estrutura em si e faz a substituição  completa das instalações.”

O respeito às características originais do Cine Brasília está presente em todas as etapas da reforma. “O que nós estamos vendo aqui é uma obra de restauração que busca devolver para a cidade o magnífico espaço cultural audiovisual do cinema”, destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

Digitalização – A tecnologia também integra a reforma do cinema. A sala de projeção, que conta com dois equipamentos de 35mm para rodar filmes em película, ganhará dois projetores digitais, que serão adquiridos pela Secretaria de Cultura. A intenção do governo é oferecer ao usuário não apenas conforto, mas também uma melhor experiência audiovisual.

A modernização do Cine Brasília vai manter as características importantes do projeto original: as bilheterias serão retiradas da entrada do saguão e passarão para a parede do fundo do cinema, do lado de fora. A fachada, em tijolos, também será preservada. A empresa responsável pela obra de reforma do espaço é a Pimar Engenharia e Comércio Ltda.

Programação – Outra característica que será mantida após a restauração do Cine Brasília é a sua programação, com lançamentos de filmes nacionais, mostras estrangeiras, semanas temáticas, debates, lançamentos de livros, exposições de pinturas, de fotografias e de cartazes. O espaço também será palco para intercâmbio e cooperação com as embaixadas, escolas públicas e universidades, contribuindo com projetos de formação de plateia e enriquecimento de nossa cultura.

Ano de Valorização de Brasília – Em janeiro deste ano, o governador Agnelo Queiroz assinou decreto que instituiu 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre as ações promovidas pelo GDF voltadas à preservação e valorização da capital federal está a restauração do Cine Brasília. Em 2012, comemoram-se os 25 anos de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).