09/11/2012 às 17:32

Artesanato brasiliense faz sucesso em Londres

Peças alusivas aos pontos turísticos e aos artistas da cidade chamam a atenção dos ingleses na WTM

Por Setur

A participação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal na 33ª edição do Travel Market (WTM), em Londres, tem destacado outras habilidades da cidade além da arquitetura. A convite do órgão, artistas locais têm feito sucesso no estande brasiliense. As peças feitas à mão representam importantes pontos turísticos da Capital Federal e mostram um cartão postal diferenciado aos participantes.

Um dos exemplos é projeto Pensando Oscarmente do artista Ataíde Cavalcante. O trabalho é uma brincadeira com as formas dos ícones arquitetônicos da cidade, que são imprensas em camisetas, quadros, flâmulas e cartões-postais. A coletânea desse projeto é composta por 50 telas em homenagem ao centenário de Oscar Niemayer.

O trabalho do artesão Pedro Alex também tem espaço no estande. Usando uma técnica de sublimação em porcelana, ele produz pratos, canecas, quadros e azulejos retratando pontos turísticos da capital federal. Em complemento, a Fundação Athos Bulcão divulga a cidade por meio de azulejos e souvenirs.

Um dos grandes destaques tem sido a riqueza da flora brasiliense apresentada pela artesã Roze Mendes, da Flor do Cerrado. Com folhas secas. Roze chama a atenção pela habilidade e sensibilidade nas peças. “E uma oportunidade de mostrar a diversidade de Brasília para o mundo do turismo. Está sendo muito gratificante mostrar que nossa cidade tem muito a oferecer  aos turistas europeus”, diz a artista.

Outro atrativo do estande cultural são as criações do artista Miguel Marinho, que se inspirou nos azulejos de Athos Bulcão para decorar e customizar tênis que fazem referência às obras do múltiplo artista que presenteou Brasília com mais de 200 obras.

Brasília é a cidade homenageada no evento pela comemoração dos 25 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. Além do artesanato, a equipe da Setur-DF está em Londres em atividades de divulgação do destino e de fortalecimento das relações com profissionais do setor de todo o mundo.