09/11/2012 às 16:06, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Estádio Nacional mobiliza população

Campanha vai arrecadar garrafas PET para a fabricação de cerca de 3,5 mil assentos da Ecoarena

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

A partir de 15 de novembro, os brasilienses poderão ajudar na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e contribuir para uma cidade mais sustentável. Em uma iniciativa inédita na área esportiva, uma campanha vai arrecadar garrafas PET para a fabricação de cerca de 3,5 mil assentos da Ecoarena. Quem fizer a doação, receberá em casa um certificado de participação nas obras. Ao todo, serão 100 postos de coleta no Distrito Federal.

O projeto foi lançado nesta sexta-feira (9) pelo Governo do Distrito Federal em parceria com a Coca-Cola Brasil. “A campanha está sintonizada com o conceito do estádio e a concepção que trabalhamos na cidade. Vamos promover a consciência ambiental e realizar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”, destacou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.

Os assentos serão feitos com 100% do material reunido por cooperativas e enviado ao fabricante, no Rio de Janeiro. A parceria também existe para o Maracanã, mas lá a resina extraída do plástico será usada apenas no revestimento. Para cada cadeira, são necessárias 100 garrafas de 600ml. No entanto, garrafas de todos os tamanhos podem ser doadas. A lista dos pontos de coleta está disponível no site da Coca-Cola: www.cocacola.com.br.

Segundo o diretor de Assuntos Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014, Victor Bicca, a ação vai incentivar a sustentabilidade. “Com o projeto, que se soma a outras ações sustentáveis no estádio de Brasília, vamos inserir a cultura da reciclagem na rotina das pessoas”, afirmou. “Essa ação vai marcar a história do nosso país e das arenas esportivas de todo o mundo”, completou.

Durante o lançamento, foi exibido o vídeo da campanha, que será divulgado a partir de 15 de novembro para estimular a população. Com duração de 30 segundos, a filmagem é estrelada pelo apresentador Luciano Huck, pela jogadora de futebol Marta, e pelo líder do movimento dos catadores de materiais recicláveis no Rio de Janeiro, Tião Santos. Ao final do evento, o governador e o diretor da Coca-Cola depositaram as primeiras garrafas na caixa que será utilizada para coleta.

Conceito sustentável – A fabricação de assentos com garrafas PET é apenas uma das várias inovações sustentáveis do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O conceito de arena verde começou na criação do projeto, com o reaproveitamento dos resíduos do antigo estádio e a utilização de materiais recicláveis na construção.

A reutilização de água também está prevista no projeto. A água da chuva será armazenada em um lago na área externa da arena e em cinco cisternas com capacidade para 6,84 milhões de litros, o que representa 80% da demanda do estádio. No anel de compressão da cobertura, serão instaladas 9,6 mil placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Isso vai gerar 2,5 megawatts de energia, que corresponde ao abastecimento de cerca de 2 mil residências por dia.

A cobertura permitirá, ainda, a passagem de luz natural, a retenção do calor e a retirada da poluição do ar. “O estádio caminha para ser o primeiro a conquistar o Leed Platinum, o selo máximo de sustentabilidade”, ressaltou o governador, que lembrou outros investimentos que farão de Brasília a sede da Copa Verde. Entre eles as ciclovias, o ônibus elétrico e os projetos Tempo de Plantar e Brasília, Cidade Parque, que valorizam a natureza da capital.