Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/11/2012 às 18:54
Ações da Secretaria da Mulher começam no dia 19. Mês será marcado por encontros com a comunidade, lançamento de livros, performance teatral, grafite e exposição sobre a história da mulher desde a década de 70
A Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, lança nesta segunda-feira (19), o início da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Diversos países do mundo, unindo movimentos feministas e de mulheres e organizações do poder público, irão aderir ao movimento.
Este ano, o tema da campanha será Compromisso e atitude: a lei é mais forte. “A proposta do movimento, ao agregar mais de 100 países, é fazer um chamamento à sociedade pela adesão à causa, mostrando que é preciso ter forças para quebrar o silêncio, denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo e evidenciar que essa é uma violação aos direitos humanos”, explica a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia Ferreira.
No Distrito Federal a campanha começa mais cedo, no dia 19 (geralmente, as ações acontecem de 25 de novembro a 10 de dezembro), com a abertura da exposição Fábrica de Imagens – Um Manifesto Feminista, elaborada pelo Centro de Informação da Mulher (CIM). “A mostra reúne fotografias, cartazes e documentos diversos, além de instalações, sobre a história e o papel da mulher, desde os anos 70 até a atualidade. Debates e exibições de filmes também entram na programação da mostra”, detalha a subsecretária de Enfrentamento à Violência, Silvania Matilde.
A mostra será inaugurada com um ato político, que contará com a presença da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, e da secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Ieda Santos Delgado, localizado na estação do Metrô 102 Sul, a partir das 17h. A exposição permanecerá no local até o dia 23.
O Centro de Referência também será palco de encontros para debater o enfrentamento à violência contra a mulher no DF por meio de relatos de experiências e vivências pessoais. Haverá ainda o lançamento do livro Direitos e conflitos psicossociais – ações e interfaces disciplinares, de autoria das professoras Maria Aparecida Penso e Tânia Mara Campos.
No dia 28 de novembro, a partir das 18h, na passagem subterrânea da 102/202 Norte, um grupo de grafiteiras de Brasília e do Rio de Janeiro farão um mural temático pelo fim da violência contra as mulheres. A ação acontece em parceria com o Balaio Café.
Ainda dentro do calendário de atividades, no Dia Mundial de Combate à AIDS, comemorado em 1º de dezembro, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF realizará, no Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e com o Ministério da Saúde, a distribuição de camisinhas e folderes explicativos.
No dia 6 de dezembro, acontece o lançamento da “Campanha do Laço Branco”, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de gênero, por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
A atividade que marcará o encerramento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” acontecerá no dia 11 de dezembro, a partir das 15h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Por meio de parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a Secretaria da Mulher apresentará o vídeo Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha.