14/11/2012 às 22:41

Festival de bonecos apresenta quase 200 espetáculos

Em sua 11° edição, evento prossegue até 28 de novembro com apresentações no Teatro Nacional e em oito regiões administrativas

Por Da Redação

A programação do 11° Festival Internacional de Bonecos de Brasília segue até o dia 28 de novembro e inclui 196 apresentações de linguagens e manifestações da cultura popular do Brasil e do mundo. Segundo a organização do festival, estudantes da rede pública de ensino terão ônibus especial para levá-los ao evento nos períodos da manhã e da tarde. O evento é patrocinado pelas secretarias de Cultura e de Educação, GDF, e conta com o apoio das embaixadas do México e de Portugal.

Entre os destaques de hoje estão Poemas Visuales, da companhia espanhola Jordi Bertran, às 21h, na Sala Martins Penna; Ivan Titerenaich, da Cia. Catarinense Cênica, às 20h, na Alberto Nepomuceno; e Uma história Simples, da espanhola Trapusteros, às 20h, no palco João Redondo (mezanino da Villa-Lobos).

O festival, iniciado no Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS), agora se espalha por oito regiões administrativas: Guará, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria e Varjão. Além de grupos brasileiros de várias partes do país, o evento recebe companhias da Argentina, Chile, Costa Rica, Espanha, Itália, México e Portugal. Todos os espetáculos têm acesso gratuito e censura livre – veja programação completa em http://www.df.gov.br/http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/images/agencia_brasilia/11%C2%BA%20FESTIVAL%20INTERNACIONAL%20DE%20BONECOS.pdf

No feriado (15), mais 11 espetáculos encantam crianças e adultos. Às 11h, a Cia. Teatral de fantoches Riane Buson, do DF, apresenta, na Sala Alberto Nepomuceno, Reciclar é o Caminho; às 15h, o grupo goiano Circo Boneco e Riso encena, no palco diversidade, no Teatro Nacional, Salada de palhaços. Para o público maior de idade, os mexicanos Monigotes y Monifatos Títeres apresentam El Pastellini Perdido, às 21h, no palco João Redondo.

Teatro Nacional – Quando realizado no TNCS, o evento contará com apresentações na Sala Martins Penna, no Palco da Diversidade (foyer da Sala Villa-Lobos), na Sala Alberto Nepomuceno e no Palco João Redondo (mezanino da Villa-Lobos).

Oficinas – Serão realizadas oficinas diversas: Confecção e animação de bonecos, Teatro de sombras, Boneca de pano, Pernas de pau, Confecção de brinquedos populares, Literatura de versos e prosas.

Rodas de Prosa – O evento também contará com importantes discussões sobre várias questões do mundo dos bonecos, coordenadas pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), sempre no foyer da Sala Villa- Lobos do TNCS.