Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
31/05/2019 às 15:25
Estoque usado para abastecer a rede chegou nesta sexta-feira
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal adquiriu, nesta sexta-feira (31), 28.260 testes rápidos de dengue e já está abastecendo todas as unidades de saúde. Desse total, 11.960 ajudam a detectar a doença entre quatro a sete dias do início dos sintomas, enquanto os 16.300 restantes detectam a partir de sete dias do contágio.
Os testes são uma ferramenta complementar ao diagnóstico convencional, que é soberano e realizado com exames clínicos pelo médico, que se baseia em sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
A remessa de testes rápidos estava prevista para chegar somente no dia 14 de junho. Contudo, a área técnica da Secretaria de Saúde conseguiu, junto à empresa prestadora do serviço, antecipar para hoje a chegada do lote.
“O material está disponível para todos. É importante ressaltar que a Farmácia Central atende de acordo com a demanda das unidades. Como há uma emergência de abastecimento, avaliamos conforme o histórico de consumo de cada local”, afirmou a diretora da Subsecretaria de Logística da pasta, Carol Rezende.
A diretora destacou que o estoque de mais de 28 mil testes rápidos é suficiente para abastecer hospitais e unidades básicas de saúde (UBS), incluindo as tendas de hidratação para atendimento exclusivo a pacientes com suspeita de dengue.
SINTOMAS
Como nos primeiros meses do ano há, historicamente, mais casos de dengue, é importante observar os sintomas da doença, como dores abdominais intensas, vômitos constantes, sangramento de mucosas, hipotermia (baixa na temperatura corporal), entre outros. Nesses casos, a pessoa deve procurar, o mais rápido possível, a unidade básica de saúde de referência da região onde mora.
Também é importante não tomar remédios sem consultar o profissional de saúde, pois o uso incorreto deles pode agravar a doença. Entre os medicamentos que não devem ser ingeridos quando se está com sintomas de dengue estão aspirina, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco.?
*Com informações da Secretaria de Saúde