03/12/2012 às 19:32

GDF e governo federal unidos contra o crack

Governador Agnelo Queiroz se reuniu com a ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para definir ações de prevenção

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O Distrito Federal foi considerado capacitado para integrar o programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. O governador Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, recebeu da ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, a confirmação de que o DF atende todos os critérios para fazer parte do pacto nacional. No Distrito Federal, as ações de enfrentamento ao crack são coordenadas pela Casa Civil.

A ministra Tereza Campello reconheceu os esforços do GDF para ampliar as estruturas já existentes. “Esta reunião coroa toda uma fase de trabalho conjunto que é preparatória do nosso pacto”, destacou a ministra. “É muito importante o DF estar na lista dos estados prioritários que vão participar do programa do governo federal. A avaliação de toda a equipe é que esse pacto seja assinado em 7 de dezembro”, adiantou a ministra. A reunião ocorreu no dia 28 de novembro, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O governador ressaltou que o Distrito Federal está investindo em equipamentos públicos nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Segurança Pública para atender usuários de drogas. O GDF lançou, em 31 agosto de 2011, um Plano de Enfrentamento ao Crack com várias ações e foco permanente na prevenção.

“Fizemos um grande esforço e avançamos bastante em todos os quesitos. Estamos prontos para dar um grande salto no enfrentamento ao crack. Dentro do nosso programa, já estamos com foco na prevenção realizando várias campanhas e, agora, estamos mais equipados para fazer o atendimento”, afirmou o governador.

O encontro foi uma reunião preparatória sobre as medidas que estão previstas para serem anunciadas no dia 7 de dezembro. Participaram da reunião, representantes do Ministério da Justiça, Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Saúde e de várias secretarias do GDF, como Segurança Pública, Justiça, Saúde e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.

Entre as exigências do governo federal atendidas pelo GDF para aderir ao pacto estão investimentos em infraestrutura de Saúde, como o aumento no número de leitos e de enfermarias especializadas; na área da Assistência Social, por meio da ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD); na Segurança, com a instalação de câmeras de monitoramento, capacitação e contratação de profissionais.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, o DF está empenhado em firmar a parceria com o governo federal. “Cuidamos da construção das estruturas físicas, como Caps AD e unidades de atendimento e, para isso, o governador determinou prioridade no orçamento. A maioria das estruturas ficou pronta ou será entregue em breve”, avaliou o secretário-chefe.