06/12/2012 às 16:19, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

GDF prepara homenagem a Niemeyer

Em pronunciamento, governador Agnelo Queiroz anuncia programação especial para o dia 15 de dezembro, data em que o arquiteto completaria 105 anos

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz fez um pronunciamento na Residência Oficial de Águas Claras, prestando homenagem ao grande arquiteto Oscar Niemeyer. “Neste momento, estamos com o coração apertado pela perda de um gênio da arquitetura e do humanismo. Brasília tem uma identidade muito forte com Niemeyer e as inúmeras obras deixadas por ele. A melhor forma de homenageá-lo é preservar esse patrimônio e oferecer qualidade de vida à população de Brasília”, afirmou Agnelo Queiroz. O governador decretou luto oficial de sete dias em memória de Oscar Niemeyer.

Como forma de prestar mais uma homenagem a Niemeyer, Agnelo Queiroz anunciou a execução de grandes projetos, como a construção da ponte do Lago Norte e de uma praça no entorno da Torre de TV Digital, que deverão levar o nome do arquiteto.“Brasília ainda verá muitos projetos do nosso gênio”, ressaltou o governador. O GDF também organizará um evento especial no dia 15 de dezembro, quando Oscar Niemeyer completaria 105 anos. A programação deverá ocorrer na Torre de TV Digital, último projeto do arquiteto em Brasília.

“É um orgulho enorme para Brasília e seu povo ter recebido tantas obras do Niemeyer. Brasília é um museu a céu aberto, somos a cidade que mais recebeu contribuições desse gênio da arquitetura. Foi com grande honra e emoção que eu, como governador, entreguei a Brasília e ao mundo a última grande obra de Oscar Niemeyer em vida”, afirmou Agnelo Queiroz, referindo-se à Torre de TV Digital.

O velório de Oscar Niemeyer será aberto ao público das 16h às 20h, no Palácio do Planalto. O corpo do arquiteto já chegou a Brasília e, neste momento, segue em cortejo pelo Eixo Rodoviário.