11/12/2012 às 19:49

GDF entrega novos veículos a unidades de internação

Seis Kombis foram entregues nesta terça-feira para melhorar o transporte dos internos

Por Redação, com informações da Secretaria da Criança


. Foto: ASCOM/SECriança

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria da Criança, reforçou a frota de veículos de três unidades de internação do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. Nesta terça-feira (11), foram entregues seis Kombis para as unidades do Plano Piloto (UIPP), Planaltina (UIP) e Recanto das Emas (Unire) – duas para cada uma. A expectativa é que o sistema receba um total de 18 Kombis até o final de dezembro.

Os veículos vão minimizar um dos principais problemas do sistema: a falta de meios para transportar, de forma coletiva, adolescentes e crianças nas atividades socioeducativas. Cada Kombi pode levar de oito a dez internos.

“Essa era uma das grandes deficiências. O transporte em carro pequeno prejudica a dinâmica de funcionamento das unidades socioeducativas e a locomoção para o atendimento judicial e médico”, explica a subsecretária do Sistema Socioeducativo (Subsis) da Secretaria da Criança, Ludmila Pacheco.

Mais unidades – De acordo com a Secretaria da Criança, a meta é entregar, até 2015, sete novas unidades de internação. A iniciativa está prevista no termo de compromisso firmado entre o GDF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento estabelece 22 itens para garantir a fiscalização e conclusão de projetos de ressocialização de crianças e adolescentes em conflito com a lei.

Das sete unidades previstas, três já estão em andamento e serão entregues, em junho de 2013, nas cidades de Brazlândia e São Sebastião e, em outubro do mesmo ano, em Santa Maria. Já os centros do Gama e Sobradinho estão previstos para março de 2014. As unidades de Ceilândia e Samambaia são as últimas, programadas para dezembro de 2015. Cada uma terá capacidade para atender 90 adolescentes e será adequada às atividades esportivas, educativas e de lazer que deverão ser desenvolvidas com os internos.

Duas unidades já existentes estão com processo de melhoria encaminhado: a de São Sebastião (UISS) e a do Recanto das Emas (Unire). Com a entrega das novas unidades de Brazlândia e São Sebastião e a reforma da UISS e da Unire, o antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) será desativado ainda em 2013.