16/12/2012 às 11:12

Carreta da Mulher chega ao Guará

Em Samambaia foram feitos quase 3 mil exames

Por Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher estaciona nesta segunda-feira (17) no Centro de Saúde 1, no Guará I, para atendimento às moradoras da cidade até 4 de janeiro. Nesta sexta-feira (14) a carreta deixa Samambaia, onde foram realizados 2.850 exames, durante quatro semanas.

Pacientes que não conseguiram fazer ecografias e exames preventivos na carreta até esta sexta-feira serão atendidas no Hospital Regional de Samambaia (HRSam). No total foram marcadas 16 ecografias e 40 mamografias no HRSam para a próxima semana. As pacientes que apresentaram alterações nas mamografias, sugestivas de câncer de mama, além de casos de nódulos de tireóide, pedras na vesícula e ovários policísticos, por exemplo, foram encaminhadas para tratamento e acompanhamento médico no hospital regional.

Guará – No Guará as mulheres também terão a oportunidade de realizar preventivos de câncer de colo de útero, mamografias e ecografias no Centro de Saúde 01, que fica ao lado do hospital regional. As moradoras serão atendidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por ordem de chegada, mediante a distribuição de 50 senhas por exame diariamente, totalizando 150 procedimentos por dia.

Para o atendimento, a moradora precisa levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS, que pode ser feito no local com o RG e o CPF. As mamografias podem ser feitas por mulheres a partir de 40 anos e não precisa de solicitação médica; o preventivo, para aquelas que já tenham tido relações sexuais. As ecografias (tireóide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica) necessitam do pedido médico. Os resultados das ecografias saem no mesmo dia, os das mamografias, em três dias, e os preventivos demoram em torno de 30 dias.

Em Samambaia a Unidade Móvel de Saúde da Mulher estacionou primeiro ao lado da administração regional. Somente lá foram realizados 2.100 exames, entre mamografias, ecografias e preventivos. Na segunda-feira (10), a carreta foi para o estacionamento da Gerência Regional, na QN 431, na Expansão de Samambaia, e foram feitos mais 750 exames.

Antes de Samambaia, a carreta atendeu mulheres em Ceilândia (Condomínio Pôr do Sol), Planaltina (Núcleo Rural Taquara), Cidade Estrutural, Paranoá (Itapoã), Sobradinho (Nova Colina), São Sebastião, Areal, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Planaltina, Ceilândia (Sol Nascente), Santa Maria, Gama e Brazlândia.