17/12/2012 às 22:20

Centros olímpicos ganham Cantinho da Leitura

Parque da Vaquejada, em Ceilândia; Riacho Fundo I; Samambaia e São Sebastião receberam a iniciativa para incentivar a prática da leitura

Por Secretaria de Esporte

Nos últimos quatro anos, o número de leitores no país diminuiu 9%. Caiu de 95 milhões, em 2007, para 88 milhões no ano passado. Como forma de estimular o hábito da leitura nos brasilienses, o GDF desenvolveu, em quatro centros olímpicos do Distrito Federal, o Cantinho da Leitura. O Parque da Vaquejada, em Ceilândia; e as unidades do Riacho Fundo I; Samambaia e São Sebastião receberam a iniciativa.

Estes espaços buscam despertar nos alunos a prática da leitura, aproximando a comunidade da cultura e dos esportes. O Cantinho da Leitura é reservado a contos, gibis, revistas, além de livros de pintura, desenho, entre outros. Alguns livros para adultos também estão disponíveis. É só escolher o tema e levar a história para casa. Também são aceitas doações.

De acordo com a gerente pedagógica do Centro Olímpico de Ceilândia, Dina Peres, os cantinhos da leitura devem ser lugares prazerosos para que as pessoas consigam interagir com a história. “Queríamos um lugar onde crianças e adultos pudessem se deliciar com a leitura”, disse, animada com a conquista.

A ação faz parte do projeto Esporte e Cidadania, parceria entre a Secretaria de Esporte do DF e a Fundação Assis Chateaubriand. O objetivo é reforçar a importância das práticas desportivas como base da Educação, da Saúde e do Lazer. Na lista de benefícios para as comunidades estão a inclusão social, o aumento na qualidade de vida, a consciência de respeito ao próximo, o combate ao sedentarismo e o afastamento do mundo das drogas.