20/12/2012 às 13:44

Estoque do Hemocentro precisa de reforço no final do ano

Abastecimento de todos os tipos de sangue está baixo, com destaque para os tipos O (positivo e negativo) e AB (negativo)

Por Secretaria de Saúde

Com a chegada das festas natalinas e do período das férias, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) precisa do apoio dos doadores voluntários de sangue. O objetivo é manter os estoques em níveis estratégicos e abastecer todos os hospitais públicos do DF, além de outros conveniados, como o Hospital Universitário de Brasília e o Hospital da Criança.

A Gerência do Ciclo do Doador informa que todos os tipos de sangue são necessários, mas, no momento, os que mais precisam de reforço no estoque são os do tipo O (positivo e negativo) e AB (negativo).

A FHB solicita que os voluntários façam doações neste período crítico, lembrando que a procura por sangue não cessa no final do ano ou nas férias. “Todos os dias recebemos uma demanda dos hospitais e precisamos atendê-los prontamente, pois sabemos que podemos contribuir para salvar vidas”, afirmou a gerente do Ciclo do Doador, Ana Rita de Carvalho.

O sangue e seus hemocomponentes têm períodos de duração diferentes. As plaquetas, por exemplo, muito utilizadas na recuperação de pacientes internados, duram apenas cinco dias. “Por isso existe a necessidade de sempre termos pelo menos 250 doadores de sangue no Hemocentro por dia, o que nem sempre conseguimos”, ressaltou a gerente.

Horários de funcionamento do Hemocentro neste fim de ano:

24/12/2012 – 7h às 12h
25/12/2012 – feriado (fechado)
31/12/2012 – 7h às 12h
1º/1/2013 – feriado (fechado)

Serviço:
Funcionamento: Normal aos sábados (22/12 e 29/12, das 7h às 18h)
Endereço: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3
Agendamento de doação por telefone: disque 160 – opção 2