20/12/2012 às 18:31

Mais energia para os moradores do Gama

Reforma e ampliação da subestação de energia elétrica da cidade dará segurança e qualidade à rede de distribuição 

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O Gama recebeu importante reforço que, além de proporcionar mais segurança e tranquilidade aos moradores, vai impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. O governador Agnelo Queiroz inaugurou, nesta quinta-feira (20), as obras de ampliação e reforma da subestação de distribuição de energia da Companhia Energética de Brasília (CEB) da cidade. A partir de agora, a unidade, antes com capacidade de 34,5 Kv, ampliou sua potência para 138 Kv, o que garantirá mais eficiência e qualidade na distribuição de energia.

Com cerca de 150 mil habitantes, o Gama é uma das cidades que mais crescem no DF. A aglomeração urbana, resultante da verticalização e dos condomínios erguidos na entrada da cidade, tem gerado maior demanda por energia elétrica. A instalação do setor de desenvolvimento econômico na entrada da cidade, o novo Campus da UnB e a Escola Técnica Federal, que deve ser inaugurada em breve, vão manter essa tendência.
 

“Estamos entregando uma subestação reformada e ampliada para uma cidade em desenvolvimento. Esse investimento dará sustentação para o Gama continuar a crescer com segurança e qualidade na distribuição de energia. Isso se refletirá no cotidiano dos moradores”, comemorou o governador Agnelo Queiroz.
 

Crescimento – A Subestação do Gama foi construída em 1984 e, devido ao crescimento populacional e econômico da cidade, sobrecarregava a de Taguatinga, antes responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Gama. A inauguração de hoje mudou esse panorama. “A entrega desta subestação, totalmente modernizada, além de ampliar a confiabilidade e a segurança do nível de tensão, vai melhorar o abastecimento de Taguatinga”, destacou o diretor de Engenharia da CEB e diretor-presidente em exercício, Mauro Martinelli.
 

Investimento – A CEB investiu R$ 9,5 milhões na reforma e ampliação da Subestação do Gama, que tinha apenas um transmissor de 34,5 MVA. A unidade recebeu mais dois equipamentos de 32 MVA e possui estrutura para mais um transmissor de igual potência. A nova unidade conta ainda com 16 alimentadores em funcionamento, número que pode chegar a 32.

Desde a inauguração da CEB em 1968 até 2010, a companhia instalou 21 transmissores. Até 2014, a previsão é colocar mais 23 equipamentos no sistema, o que adicionará 742 kV à capacidade atual de 2150 kV – um aumento de 35% na estrutura da rede, em comparação à situação de 2010. 

Os investimentos na ampliação da rede de distribuição de energia elétrica credenciam o Distrito Federal para dar suporte a empreendimentos econômicos como o Polo JK e o Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD), além de atender com maior qualidade os moradores. “Não há desenvolvimento econômico sem energia elétrica. Sem esses investimentos não seria possível colocar em prática a construção desses importantes polos, que vão fortalecer nossa economia e gerar emprego”, afirmou Agnelo Queiroz.

Outras 21 obras em infraestrutura elétrica estão em andamento no DF, algumas em fase final e com previsão de inauguração até meados de 2013.