22/12/2012 às 12:05

Operação Funil comemora um ano com redução de acidentes

 Aumento na fiscalização e conscientização de condutores ajudam a reduzir o índice de mortes no trânsito

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília

A Operação Funil completa, este mês, um ano de atividades com saldo de 70 ações e 19,6 mil veículos abordados. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (21), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), idealizadora do programa. A operação reduziu em 9,3% o número de acidentes fatais e em 13,3% o de mortes nas vias do DF. Além de 36 prisões em flagrante por uso abusivo de bebidas, outro destaque foi o número de motoristas abordados sob o efeito de álcool – 597.
 

De acordo com os dados, apurados entre 16 de dezembro de 2011 e 16 de dezembro de 2012, foram registrados 379 acidentes, contra 418, no mesmo período nos anos de 2010 e 2011.
 

De acordo com o gerente de Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do DF, Luiz Carlos Souto Júnior, a política de fiscalização nos pontos onde mais ocorrem acidentes e com maior incidência de motoristas sob o efeito de álcool é um dos principais responsáveis pela redução dos índices. “Temos ido com educadores a bares e pontos onde há número acentuado de acidentes. Conversamos com motoristas e fazemos um trabalho de conscientização”, diz o gerente.
 

Para Luiz Carlos, a mudança de abordagem implicará uma mudança de postura gradativa dos motoristas, que, aos poucos, estão se conscientizando quanto a mudanças de atitude e do rigor da lei, que pune maus condutores. “A tendência do número de infratores é diminuir, especialmente daqueles que insistem em dirigir alcoolizados. Termos abordado não só os condutores comuns, mas também motoristas de táxi e até de ônibus”, afirma.
 

A Operação Funil revelou que os horários com maior número de acidentes continuam a ser entre às 18h e 23h59, com 127 acidentes no período. O dado representa 19,6% a menos do que o registrado entre 2010 e 2011, quando foram anotados 158 incidentes.
 

As maiores vítimas são os pedestres, com 117 envolvidos em acidentes. Ainda assim houve queda de 14,6%, em comparação ao período anterior ao início da Operação Funil.
 

Operação Funil – Idealizada pela SSP-DF e coordenada pelo Detran-DF, a Operação Funil, iniciada em 22 de dezembro de 2011, já realizou cerca de 70 operações, contribuindo para a promoção de um trânsito mais eficiente, seguro e pacífico para a população brasiliense.
 

O planejamento da Operação Funil é integrado, sistêmico, permanente e dinâmico. Baseado em estudos estatísticos e georreferenciados, ele é voltado para ações e operações de policiamento, fiscalização e educação de trânsito. A operação conta com o apoio das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e do Ministério da Justiça.