22/12/2012 às 00:14

Governador entrega certificado de qualificação a mais de mil pessoas

Formatura da 6ª turma do programa Qualificopa ocorreu nesta sexta-feira. GDF alcançou a meta, estabelecida em maio deste ano, de formar 4 mil pessoas no programa até o final de 2012

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

Mais de mil certificados de conclusão de curso da 6ª turma do programa Qualificopa foram entregues na noite desta sexta-feira (21) pelo governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz. Com a solenidade, o GDF, por meio da Secretaria de Trabalho, alcançou a meta, estabelecida em maio deste ano, de formar 4 mil pessoas no Qualificopa até o final de 2012.

O governador destacou que a atuação do programa no DF é uma importante contribuição para a geração de mais empregos. Também lembrou que cerca de 100 mil postos de trabalho já foram gerados no Distrito Federal em dois anos de gestão, o que contribuiu para a redução da taxa de desemprego em novembro desde ano para 10,9%. Desde 1992, os índices nunca tinham sido inferiores a 11%.

“Hoje temos mais mil pessoas qualificadas para entrar no mercado de trabalho, e o governo está trabalhando para que esses profissionais consigam empregos. Com a copas das Confederações, em 2013, e a do Mundo em 2014, não faltarão oportunidades”, declarou Agnelo Queiroz. “O DF está dando uma importante contribuição para a geração de empregos, e o Qualificopa possibilita que essas pessoas sejam absorvidas mais rapidamente pelo mercado”, completou.

Maioria é de mulheres – Na 6ª turma do Qualificopa, 67% das pessoas formadas são mulheres. Para a oradora do curso de Organização de Eventos, Norma Lilian da Conceição, 20 anos, a formatura realizada hoje representa um novo passo na futura carreira profissional dessas mulheres, que se esforçaram para se profissionalizar. “O mercado necessita de pessoas preparadas como nós, e mostraremos que somos capazes de alcançar nossos objetivos na conquista de um novo emprego”, disse a organizadora de eventos.

O secretário de Trabalho, Renato Andrade dos Santos, afirmou que umas das razões primárias para a redução do desemprego no DF foi a qualificação profissional por meio dos cursos oferecidos pelo governo. “O governador Agnelo Queiroz contribuiu para a liberação dos recursos para firmar programas como o Qualificopa e reduzir o desemprego. No DF, o que falta não é emprego, mas qualificação. E é nisso que estamos investindo”, ressaltou Renato Andrade.

Somente nessa semana, cerca de 2,4 mil pessoas receberam certificados em três formaturas organizadas pela Secretaria de Trabalho. Além dos mais de 1 mil certificados entregues no Qualificopa na noite desta sexta-feira, a pasta qualificou aproximadamente 600 alunos nos cursos de cobrador, bilheteiro e despachante pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq). Pelo programa + Autonomia, 650 alunos receberam certificado nas capacitações destinadas a autônomos, como cabeleireiro, cozinheiro, cuidador de idosos e panificador.

Em números gerais, a Secretaria de Trabalho qualificou mais de 8 mil pessoas este ano. Esse quantitativo inclui cursos voltados para a Copa do Mundo de 2014, autônomos, empreendedores, artesãos, trabalhadores do setor de transporte e jovens do sistema socioeducativo. Estão programadas novas inscrições já nos primeiros meses do próximo ano. A meta do GDF para 2014 é qualificar até 30 mil pessoas nos programas oferecidos pela Secretaria do Trabalho.

Também compareceram à solenidade o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Marcelo Aguiar, e o deputado federal Ronaldo Fonseca, entre outras autoridades.

Desemprego – O Distrito Federal registrou a menor taxa de desemprego na série histórica da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) desde 1992, em parceria com a Secretaria de Trabalho e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Pela primeira vez em 20 anos de análise, os índices foram inferiores a 11%, passando de 11,4%, em outubro, para 10,9% em novembro deste ano. A criação de postos de trabalho em ritmo acelerado no Distrito Federal, superior ao crescimento da População Economicamente Ativa, foi a principal causa para a diminuição do número de desempregados.

De acordo com o estudo, a redução do desemprego está diretamente ligada ao crescimento do número de ocupados no setor de Serviços, na Indústria de Transformação e na Construção. Além disso, no setor privado houve aumento do assalariamento com carteira assinada (2%) e redução do assalariamento sem carteira assinada (-1,9%).